ONLINE
58




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

S

AWEF

ds


CURIÚVA: CHRISTIANO BORGES E A PRIMEIRA QUINZENA
CURIÚVA: CHRISTIANO BORGES E A PRIMEIRA QUINZENA

Prefeito conversou com o Oberekando, falou das expectativas e de continuidade do progresso

 f

2025-01-16 às 13:13:14) Ontem, a entrevista especial com o prefeito de Curiúva, Christiano Borges, marcou sua primeira quinzena de ação, no cargo. Agenda mais que lotada, são diversos os compromissos, já se deram viagens à Curitiba, da qual, inclusive ontem pela madrugada, de onde ele retornou.

O Oberekando aproveitou para no início da entrevista, agradecer ele, que se juntou aos demais prefeitos da região, e ao lado da prefeita Rita Mara Araújo, de Telêmaco, reforçaram o pedido que seja ampliado o atendimento do Hospital Regional: “Esta foi uma das primeiras pautas da AMCG – Associação dos Municípios dos Campos Gerais -, aonde a prefeita Dayane (de Imbaú) é presidente, e eu sou vice. Tem a Rita, de Telêmaco Borba (Secretária), e o Rildo (de Tibagi). Foi uma pauta que nós entramos diretamente com o nosso secretário da Saúde, Beto Preto, porque a gente tem o Hospital Regional ali, de Telêmaco Borba, e a gente sabe que infelizmente, atende-se muito pouco, e a gente tem uma pauta bem antiga que era uma rede materno-infantil, para atender as nossas crianças aqui ao entorno dos nossos municípios, e graças à Deus ontem (na terça) a gente foi agraciado com este projeto, aonde estavam todos os prefeitos da 21º Regional de Saúde, e todos votamos por unanimidade que seja feito este atendimento em Telêmaco Borba”. Anote-se também que lá esteve o diretor da Regional, Roberto Amatuzzi.  Acrescentou Christiano que o secretário estadual se comprometeu que até o final do ano estará em funcionamento a rede materno-infantil e ginecologia.

Antes de se iniciar a pauta, específica de Curiúva, um momento de homenagem póstuma à memória do radialista Iran Lacerda, que foi sepultado na tarde de ontem, e respondia pela Líder FM. “Meus sentimentos a todos os familiares do Iran, um grande amigo, um grande companheiro, um grande radialista. Meus sentimentos a toda a família, e era um amigo pessoal meu! Uma pessoa de um carisma excepcional, uma pessoa extraordinária, e muito humilde”.

 

EM CURITIBA, E APOIOS DOS DEPUTADOS

Na viagem a Curitiba, a companhia de seu vice, Geferson Boschetti (Pithy), e também do secretário da Saúde, Tuil Ajuz, e sempre levando demandas, tanto ao governo do Estado, como à Assembleia Legislativa. Neste sentido, citou os deputados estaduais Alexandre Curi; o líder do Governo na Assembleia, Hussein Bakri; e Moacyr Fadel que sempre os atendem. “A gente consegue bastante coisa porquê? Porque eles sabem a responsabilidade que a gente têm com o dinheiro público, que as obras que nós fazemos, não são de interesse nem pessoal e nem político, e pelo contrário, a gente trabalha para a população, e quem nos elegeu foi a população curiuvense, e fazemos o melhor para que possamos desenvolver o município em todas as áreas, como Infraestrutura, qualidade de vida, Saúde, Educação, assistência Social, Setor de Obras. A tarde (de ontem aconteceu) uma reunião com a Seab. Temos o projeto da Feira do Produtor, da Feira da Lua”. A área rural foi citada por ele, aonde já existem benefícios conseguidos com maquinários, quando citou a grande extensão territorial agrícola, que demandam mais de 600 quilômetros de estradas rurais primárias e secundárias: “Vamos dar uma atenção especial ao pequeno e médio produtor, que a gente sabe o quanto precisa, pois eu também sou filho de produtor, e agente também mexe com agricultura, e a gente vai trabalhar em todas as áreas. Não só dentro da cidade, mas a área rural, e a cidade como um todo!”.

 

EQUIPE DE TRABALHO

O trabalho do ex-vice-prefeito e que continua como secretário de Saúde, Tuil Ajuz, deu espaço para que Christiano inclusive, comentasse de pessoas da gestão anterior permanecessem nos cargos, e ele disse que o resultado da evolução que apresenta hoje a cidade, fora fruto justamente dos oito anos de trabalho, e neste sentido, haverá o mesmo ritmo: “Para mim não existem cargos para amigos. A gente precisa de que? De pessoas capacitadas em cada local, para que a gente possa atender de verdade a quem precisa”. Afirmou que não tem compromisso político com ninguém, a não ser com a população, e quanto a projetos e demandas, disse que novamente na semana que vem, estará em Curitiba.

 

PRIMEIRA-DAMA, FÉ, E FAMÍLIA

Foi comentado da primeira-dama de Curiúva, a esposa do entrevistado, a Dona Isis Regina Franco Borges, que a exemplo dele, também é farmacêutica, funcionária pública, e que atua na Farmácia Central do município fazem vários anos, “não interfere, pelo contrário, sempre está apoiando”, sempre sendo um ombro amigo, e dando aquela palavra de confiança e o ajudando a caminhar. “Uma companheira excepcional, uma excelente mãe, uma pessoa que me deixa em pé!”. Um marco na cidade nos últimos oito anos, foi abrir expressamente que é pela graça de Deus que as coisas acontecem e deixar a fé explicita, e que não se envergonhe em declarar isto, na administração, e isto fora reafirmado pelo entrevistado, que respondeu: “Se hoje eu estou aonde eu estou, e passei por várias coisas, e quem me estendeu as mãos, foi Deus. Nas orações ‘Senhor, me ilumine, seja o meu caminho e faça o que for melhor pra mim!’, e toda vida fui atendido!”. Ele é católico, mas possui muitos amigos evangélicos, inclusive o seu vice, Pithy, assim o é, e ele respeitará como sempre fez, a todos, independente de religião, e demais fatores. O valor da família também e é outro fato em comum, e quanto a isto, fez questão de agradecer o apoio de todos os seus familiares, bem como aos pais e irmãos.

 

MUNICÍPIOS VIZINHOS

A parceria com os municípios vizinhos foi outro destaque, e da mesma Comarca, a qual são também Sapopema e Figueira, ao qual, à tarde de ontem, dia da entrevista, ambos os prefeitos, respectivamente, Paulinho Branco e Valdecir Garcia, estiveram reunidos com Curiúva, para tratar sobre o aterro sanitário.  “Estamos sempre reunidos, e um sempre ajudando o outro, e em alto nível, troca de experiências”, e isso vai ser bom para a população”.

 

CÂMARA DE VEREADORES

Da relação com a Câmara de vereadores, especialmente ele que já foi vereador, disse que falou no dia da posse que “partidos e siglas políticas, e isso a favor ou contra, isso acabou no dia da eleição! Acabou em 06 de outubro... hoje nosso compromisso é com a população e não existe sigla. E outra coisa: não existe briga... é diálogo!”.

--

LEIA TAMBÉM:

CHRISTIANO BORGES É O NOVO PREFEITO DE CURIÚVA: Em disputa com Valderi Higino, Adevir foi eleito presidente da Câmara para o Biênio

--