ONLINE
14




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


COVID-19: TB recebe insumos para vacinação
COVID-19: TB recebe insumos para vacinação

Na ocasião, presença do prefeito Márcio

FONTE: PMTB

2021-01-19 às 06:27:09) Uma cerimônia da tarde de segunda-feira (18), na sede da 21ª Regional de Saúde, marcou a entrega dos insumos para vacinação contra o Covid-19 para os sete municípios abrangidos pela Regional, entre eles Telêmaco Borba.

Ao todo foram destinados ao município 4.800 seringas, 5.000 carteiras de vacinação, 2.000 máscaras, 200 aventais e 17 face shield. “Esse é um momento histórico, jamais imaginei que passaríamos por este momento. Mas estamos trabalhando para superar e tenho certeza que estamos fazendo o melhor para o nosso povo. Quero agradecer aos cientistas e aos servidores da Regional, que estão se dedicando 24 horas para ajudar a todos”, afirmou o diretor da 21ª RS, Cleverton Soares, acrescentando que as vacinas devem chegar a Telêmaco Borba na terça-feira (19).

A previsão é que a princípio sejam destinadas 1.880 doses de vacina para os setes municípios da 21ª Regional de Saúde, que serão divididas proporcionalmente conforme a população de cada cidade. Telêmaco Borba compreende cerca de 42% da população dos sete municípios, e deve ficar com pouco menos de 800 doses. A enfermeira, Irene Fumie Kobayashi Zanetti, explicou que as vacinas recebidas serão as da Coronavac e da Oxford, e que os primeiros a serem vacinados serão os profissionais da linha de frente da Saúde, de forma escalonada.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, lamentou a situação de morte no país e fez uma crítica ao Governo Federal que tratou de forma efetiva a contenção do vírus, o que levou a mais de 200 mil mortes no país. Também criticou a briga política em torno da vacina, que acaba atrapalhando o processo e desinformando a população.

Ele lembrou do tempo que trabalhou em uma pandemia de meningite em São Paulo, e destacou que mesmo com a aplicação da vacina em breve, a grande maioria da população não será vacinada na primeira leva, por isso é importante que se mantenham as medidas preventivas como uso de máscara e distanciamento social. “O vírus está tendo mutações, é algo que me preocupa como médico, político, pai. Se não tomar os devidos cuidados, muita gente ainda vai morrer”, comentou Dr. Márcio.

O secretário de Saúde e presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde, Anderson Catto, agradeceu a entrega dos insumos. “Esse material vai perpetrar por vários dias. É um pequeno recurso dos que restam vir. Estamos todos ansiosos pela vinda da vacina e que possamos começar nossa campanha”, afirmou, agradecendo a todos os profissionais da Saúde pelo esforço que tem feito para salvarem vidas.

--

D