Na Educação, temas como dificuldades dos comerciantes e isolamento social
FONTE: PMI
2020-03-27 às 07:39:03) Ontem, dia 26 de março, o Comitê de Enfrentamento ao COVID19 -CEC, reuniu-se na Secretaria de Educação para mais uma reunião. Além dos membros do comitê, participaram dessa reunião, o Executivo, também Izaias Jangada, que é presidente da Associação Comercial de Imbaú, além de dois vereadores.
Foram apresentados os dados epidemiológicos na região e discutidos sobre as decisões do Governo Federal e Estadual, as quais são respeitadas e também as reivindicações de alguns comerciantes em reabrir o comércio após 4 dias de isolamento social. “Sabemos que está difícil para todos, mas O CEC reafirma o entendimento pela necessidade de manutenção do isolamento social, como principal estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus.
As ações já implementadas, por mais difíceis que possam parecer inicialmente, respaldam-se em protocolo da Organização Mundial da Saúde e diretrizes técnicas de especialistas, inclusive do Ministério da Saúde.
As equipes de Saúde não têm condições de implementar as ações do Plano de Contingência em curto prazo, ou seja, para que o comércio reabra nesta próxima segunda feira, dia 30/03. Precisam se preparar para enfrentamento com o término de isolamento social, pois a perspectiva é de aumentar os casos sintomáticos ao COVID19”.
Diante a todas as informações expostas e analisadas, vigoram as decisões já tomadas nessa primeira fase, mantendo o comércio fechado até 5 de abril, podendo ser prorrogadas.
Somente após essa data e avaliado seus resultados iniciais é que serão estabelecidas novas medidas pela prefeitura, principalmente em virtude da espiral de crescimento da infecção que deverá ocorrer no mês de abril, conforme projeções do Ministério da Saúde.
O vírus não circula. Quem circula são as pessoas. Por isso, cuidar da sua saúde, cuidar das pessoas é tão fundamental. Comércio de Imbaú deverá continuar fechado, conforme o último Decreto.
Nesse momento não há atividade econômica que prevaleça à vida. A economia será recuperada, em um esforço conjunto, mas os munícipes merecem ações firmes e assertivas em defesa do cidadão. Primeiro cuidamos da população, depois recuperamos a economia.
A PRIORIDADE É A VIDA.
É fundamental a união de todos, em especial dos poderes e instituições, para essa cruzada contra a Covid-19 e em defesa da cidadania e da dignidade da pessoa humana.
NOTA DO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO COVID19 - IMBAÚ/PR
--