ONLINE
10




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


CORPUS CHRISTI COM TRANSMISSÃO ONLINE EM TB
CORPUS CHRISTI COM TRANSMISSÃO ONLINE EM TB

Se não tiver chuva, Santíssimo Sacramento percorrerá as Comunidades, informou o pároco, padre Primo Aparecido Hipólito

 s

*O padre está neste click sem máscara, a pedido do Oberekando.

2020-06-10 às 13:25:33) Falou com o Oberekando no final da tarde de ontem, o pároco da matriz Redentorista, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Telêmaco Borba, padre Primo Aparecido Hipólito. A celebração de Corpus Christi, que será transmitida virtualmente, e no horário já costumeiro, às 15 horas, foi a abordagem. O dia-a-dia em família, e atitudes a tempos perdidas, que vieram ao cenário em momentos do corona, foram também comentadas.

A expressão “Quando eu me cuido, eu cuido do outro”, foi dita pelo pároco, como fundamental, especialmente agora, onde usando de bom humor, disse: “Até nossa entrevista está diferente. Nós estamos de máscara! Todos, os zorros da vida atual, que lutam pela saúde da população! ”.

Quanto ao Corpus Christi: “Este ano, totalmente diferente. Nós tivemos que nos reinventar. Interessante que tem que vir à criatividade à tona. Todos os anos a gente faz daquele jeito... daquele modo, então, a graça de Deus também neste tempo de pandemia – não que a graça de Deus trouxe a pandemia -, mas a graça de Deus agindo neste tempo de pandemia, abre a possibilidade de solidariedade, da justiça, e tantas coisas e pessoas que estão ajudando”.

 

COMO SERÁ?

Na matriz, a Missa online no mesmo horário de todos os anos, às 15 horas, será presidida pelo padre Marcos. Depois de encerrada, os missionários Redentoristas irão até a porta desta.

TRAJETO COM O SANTÍSSIMO, EXCETO SE HOUVER CHUVA TORRENCIAL: Após a Matriz contornada, o trajeto deve seguir, com um carro de som e exposição do Santíssimo, onde as pessoas assim sabendo, poderão, sem AGLOMERAÇÃO, dentro de suas casas, acompanharem, e isso, iniciado por volta das 16 horas, logo ao final da missa: Desce-se para Cem Casas > Asilo > Sede da RCC > São Francisco > Caic > NSra do Rocio > Comunidade de Acolhida São Clemente > Via Praça Pedro Cortez > São Geraldo, no BNH > São Roque > Santo Antônio, no Jardim União > Via Fateb > NSra Aparecida no Socomim > Via Rodoviária > Bom Jesus > Praça da Biblia > Comunidade Bela Vista > Imaculada Conceição > Avenida Paraná > Frente do Hospital IDF > Marinha > Macopa > Via Praça do Pinheiros > São Luiz > Comunidade NSra dos Anjos > Santa Rita > Templo > Encerramento no pátio da Matriz.

 

COMUNIDADES, PREPAREM UM PEQUENO ALTAR: “Estamos pedindo para que, se não estiver chovendo, na comunidade, se faça um altarzinho, que eu só vou passar, nem parar eu vou!”. Dar-se-á a bênção, e pede-se que não haja aglomeração. “Nas casas também, caso você veja que passará em frente, pode ser isso também preparado nelas.

Serão 13, com a Matriz, as comunidades visitadas. Exceção à Lagoa, Vila Rural e Triângulo. “Se você perceber que o Santíssimo está passando em sua rua, é lógico que desejando, faça a sua reverência, na área de sua casa.

O que se pede, é que se fique em casa, mas a quem chegar a vir nos arredores da Matriz, que não haja aglomeração. A estes, lembra-se o uso da máscara e do álcool em gel.

É a única ocasião no ano de se é levado Jesus Cristo para a rua, em referência ao Santíssimo Sacramento ali estando, assim como, num exemplo, na Sexta-feira Santa, como o único dia do ano que não se celebra a missa.

A programação externa, em caso chuva torrencial, será cancelada, acontecendo somente a Santa Missa. Se assim, tudo poderá ser acompanhado pelo Site da Paróquia, Facebook e pelo Oberekando, que o linkará (CLIQUE EM CADA UM, E OS ACESSE!)

 

EMOÇÃO DE PRIMO AO CITAR A PARÓQUIA FILHA, SÃO PEDRO E SÃO PAULO

“Normalmente, a gente faz em duas paróquias, então você vê a igreja matriz nossa, chove gente!  É muito lindo! Chega até me arrepio e me emociono (pausou, lagrimejou e respirou fundo, Hipólito)! Mas, esse ano, infelizmente... já liguei lá e falei com Metódio, que sempre está com padre Silvio Mocelim: expliquei que a gente decidiu fazer assim, e ele achou uma boa ideia, que é a mesma ideia do bispo. Me emociono porquê? São Pedro e São Paulo é filha da gente... filha dos Redentoristas... filha desta comunidade”, citando da mesma forma essa maternidade em relação à São José, do Imbaú. “Mas, não vamos nos separar para o ano que vem!”.

   

NA PANDEMIA... DE TODO MAL... LIÇÕES!

O pároco, a pedido do Oberekando, comentou também dos momentos de maior união em família que vieram com esse inesperado período, do repensar valores, enfim. “Certas realidades familiares, pessoais, sociais, espirituais e de missão, que estavam paradas... muita coisa foi provocada. Agora, muitos estão aproveitando... e muitos, não estão aproveitando!”. Neste sentido, lamentou o aumento dos registros de feminicídios. Continuou ele: “Normalmente, sem pandemia, já era difícil unir as pontas, linkar tudo isso. As realidades do trabalho, de casa, do amor, do carinho. Então na pandemia está havendo este despertar para certas coisas. Mas muitos ao invés de despertar para essas coisas boas, despertam-se para coisas ainda piores”.

O padre também disse da impossibilidade momentânea de se receber a eucaristia, e caso abertas às celebrações, todos, exceto o grupo de risco, devido à idade ou comorbidades, não poderem a ter. Ao citar os membros, restritos nos momentos onlines, esclareceu: “Quando um reza, reza por todos, e quando o outro reza, reza por mim! ”. Da mesma forma, quando eles recebem a Eucaristia, o fazem por cada um, neste momento sem celebrações abertas presencialmente aos fiéis, nos templos.

Alertou Primo dos cuidados a serem observados. Também das pessoas infectadas, profissionais da Saúde, jornalistas, assim como padres, missionários Redentoristas no Amazonas, dentre eles. “Se ´puder, fique em casa, dentro do possível, não aglomere, e use máscara! ”.

 

RECONHECIMENTO ÀS CLASSES PROFISSIONAIS, EM ESPECIAL SAÚDE, EDUCAÇÃO E CAMINHONEIROS

Numa saudação solicitada pelo Oberekando, especialmente aos profissionais de Saúde e da Educação, ele acrescentou os caminhoneiros, que também não pararam seu serviço em favor de todos, e aos demais trabalhadores. Comentou dos vários vieses dos veículos de comunicação, ao noticiarem este momento, e alertou para que haja análise do que se vê, lê, escuta e assiste-se.


 

Confira como o Oberekando cobriu esta celebração em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019:

 

2014: TELÊMACO CELEBRA A FESTA DE CORPUS CHRISTI

2015: CORPUS CHRISTI EM TELÊMACO BORBA 2015

PREPARAÇÃO PARA CORPUS CHRISTI:ALEGRIA, UNIÃO E FÉ (2016)

2017: CORPUS CHRISTI: CATÓLICOS UNEM-SE EM ESPIRITUALIDADE

2018:CORPUS CHRISTI: COMUNIDADE CATÓLICA UNE-SE, SEMPRE!

2019: CORPUS CHRISTI: FIÉIS SE UNEM NOS PREPARATIVOS. Celebração inicia-se às 15 horas com missa na Matriz, seguida de Procissão rumo ao Cruzeiro

--

D