ONLINE
16




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

dsg


CORONA: Aumento dos casos e lotação dos hospitais
CORONA: Aumento dos casos e lotação dos hospitais

Alerta à TB e região é do Comcovid

FONTE: PMTB

2020-11-24 às 07:32:47) O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à COVID-19 (Comcovid) está fazendo um alerta à população de Telêmaco Borba e região sobre o aumento dos casos de Covid e sobre a lotação dos hospitais, registrados nos últimos dias. Os boletins e análises diários feitos pelas autoridades de saúde estão demonstrando aumento do número de casos e de procura de testes por pessoas consideradas suspeitas.

Depois de um período em que o número de casos ativos chegou a 199 (casos confirmados e em recuperação), em 12 de outubro, na sexta-feira (20/11) os casos estavam em 415 casos ativos (confirmados e em investigação) em Telêmaco Borba. Na região, o número de testes enviados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), em Curitiba, que chegou a ter média de 40 coletas, no fim da última semana atingiu o patamar de 190 testes num único dia – aí incluídas as cidades de Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tibagi, Ventania e Curiúva, que integram a 21ª Regional de Saúde.

Ao final da última semana, havia somente 6 leitos disponíveis na UTI do Hospital Regional de Telêmaco Borba, que é totalmente dedicado ao atendimento dos casos de coronavírus e foi inaugurado no início de junho de 2020 como hospital de campanha. No Instituto Doutor Feitosa (IDF), todos os leitos de UTI estão ocupados. O 58º óbito por Covid-19 na cidade foi registrado na quinta-feira. “O alerta acendeu novamente nos municípios de nossa região e estamos muito preocupados com esse crescimento e com as consequências que isso pode ter em nossa estrutura de saúde”, afirma Cleverton Soares, chefe da 21ª Regional de Saúde.

Em Telêmaco Borba, também se verificou um aumento da procura de pacientes com sintomas da doença no Centro de Especialidades e na UPA. “A população parece que relaxou nas medidas de proteção, aumentam os encontros e confraternizações familiares e o resultado está aparecendo nesse aumento dos casos”, afirma o secretário municipal de Saúde de Telêmaco Borba, Ede Pukanski.

O crescimento dos casos na região acompanham uma piora geral da situação do Civid-19 no Estado do Paraná.

Em Curitiba, registrou-se recorde de novos casos de Covid-19 em um único dia nesta quinta (19) com 1.381 confirmações da doença. Além disso, a capital também registrou o maior número de casos ativos desde o ínicio da pandemia: 8.415. Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, atualizado nesta quinta (19) revela ainda que Curitiba está com seis das nove UTIs dos SUS exclusivas para Covid-19 lotadas. “Usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos com frequência. Se todos seguirem essas recomendações básicas, será de grande ajuda para mantermos a situação sob controle até que haja uma vacina disponível”, observa Andre Coraiola, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Telêmaco Borba.

Para fazer frente a esta nova etapa, uma nova campanha de comunicação está sendo desenvolvida por iniciativa do Comcovid e deverá ser divulgada pelas rádios e em outdoors, destacando as medidas de prevenção. Fazem parte do Comcovid, a Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, a 21ª Regional de Saúde, os hospitais Instituto Dr. Feitosa e Moura, e a Klabin, representando a câmara econômica do Comitê.

--

D