O Oberekando tenta, fazem tempo, inglória, uma entrevista com a reitora
2024-08-04 às 10:32:00) O anúncio por parte da reitoria da UniFateb, da chegada do curso de Medicina à Instituição, que por ironia do destino, acontece quase que no início do período de campanha eleitoral, pode dar asas àquilo que no popularesco costume verbal se usa, “apareçam muitos pais da criança”.
Dar esta notícia, esplêndida à Telêmaco, no Oberekando, é de uma extrema alegria, porque justamente este jornalístico nasceu, num momento em que era sucesso estampar nas manchetes, as tragédias, as mortes, o sensacionalismo! Em 2014, surgíamos como opção editorial, não melhor... não pior, mas sim diferente! Nosso propósito era mostrar que a cidade tinha, e tem, seus potenciais!
No entanto, desde que foi fundado, é desafiador ao Oberekando, se conseguir com a direção da UniFateb, uma entrevista exclusiva, quanto aos rumos, planejamento e, enfim, sobre a tão sonhada faculdade própria de Telêmaco! Fazem dez anos, que tento uma conversa, mas acima de tudo, que percebo, sem aqui colocar dúvidas em tratativas, - mas como existem sim, mesmo ela sendo particular, não uma, nem duas, mas inúmeras parcerias com os entes públicos, sobressaindo-se, o municipal -, é quase imperativo, que uma obrigação, JAMAIS LEGAL, mas sim MORAL, estar a Instituição, aberta aos meios de comunicação da cidade, quando a intenção fora a já citada no início deste escrito! Jamais, jamais o Oberekando colocou em suas pautas, algum entrevistado na famosa, saia justa! Existem respeito e ética!
Mas, porque não isso não acontece? Não sei a resposta! Com a palavra, a UniFateb!
No dia 22 de julho de 2022, ao ter trazido Deltan Dallagnol (VEJA ENTREVISTA DO OBEREKANDO, CLICANDO AQUI), fora a única vez, nestes dez anos do Site, que fora possível falar com a reitora da UniFateb, senhora Paula Pontara, e no ato, inclusive, gentileza da atenção do diretor jurídico da Instituição, Dr. Thiago Lopes, tão solícito!
O fato de gratidão, que o diretor deste Site comentou quando rapidamente entrevistou a reitora, à família dela, é algo que este jornalista, aprendeu de berço, e jamais, um ato de vassalismo. Houve troca na época da assessoria de Imprensa da Fafijan, de meus trabalhos por um soldo, mas, paralelo a isto, claro, não deixei de me esforçar, como cidadão de Telêmaco Borba, em minha pequinês, no que poderia se concretizar, enfim, para a chegada à nós, de uma faculdade própria!
Este jornalista honrou a cidade de Jandaia, que muito oportunizou a este, no crescimento profissional. Nada mais recíproco de que o mesmo aconteça, por conta da dirigente da UniFateb, com Telemaco-borbenses, e ainda mais, no exercício da profissão, e mais sério ainda, jamais, jamais, dificultando o trabalho da livre expressão a quem goza da liberdade de imprensa, especialmente, quando munido do estrito respeito, neste desempenho!
No entanto, que não se confunda o estrito respeito, com a persistência na pauta, o que me é um direito! Telêmaco é uma cidade fora da curva! O fato de se ver no direito de uma pauta, quando pessoas tornam funções públicas, como suas posses, é visto como afronta! Só lembrando, que esta é apenas uma citação, porque a Instituição citada, é privada! No entanto, novamente, com tantas parcerias necessárias com o ente-público, moralmente, tem sim, que dar abertura de pauta, também ao Oberekando!
Quero aqui esclarecer, inclusive, antes que se achem brechas, que existe familiar meu, com bolsa de estudo, e que fora regularmente concedida, porque atendeu os requisitos, aonde se competiu, e houve MERITOSAMENTE, a contemplação! Felizmente, o desempenho acadêmico da pessoa, tem sido de orgulho a mim!
Fiz questão de expor no vídeo abaixo, momentos em que o Oberekando fez merecidas menções com entrevistados, do esforço pela UniFateb, no pleito pela agora, referida conquista! Outros momentos assim se deram, mas como foram por pessoas que por ora, não exercem cargos públicos, ou direcionados ao publico em massa, quem sabe seria invasão de suas privacidades, aqui serem publicados! O que é bom à Telêmaco, sempre será ótimo ao Oberekando! Seja bem-vinda, a Medicina da UniFateb!
De tudo o que possa ser falado, que o curso é para uma Instituição particular, e terá lucros... o único fato, da cidade contar com Medicina, abre um sem número sem precedentes de credenciais, à TB!