Concluída, foco foi a Qualidade da Educação Infantil ao Ensino Superior
FONTE: PMTB
2024-11-12 às 08:24:43) A X Conferência Municipal de Educação “Plano Municipal de Educação 2015-2025: Educação de Qualidade da Educação Infantil ao Ensino Superior” realizada pelo Conselho Municipal de Educação (CME), Fórum Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação (SME) foi realizada na quinta-feira (7).
A Conferência teve como objetivos mobilizar os profissionais da educação, comunidade escolar e sociedade civil para a conclusão do PME, apresentar o resultado das avaliações dos ciclos de monitoramento do PME no período de 2015 a 2024, propor recomendações de uma agenda estratégica para os próximos anos.
Coordenada pela presidente em exercício do CME Giovana Teixeira Ribinski e pelo coordenador do Fórum Municipal de Educação professor José Reinaldo Antunes Carneiro, a Conferência teve a participação das ex-presidentes do Conselho Municipal de Educação Tania Maria Gomes, Claudia Cristina de Oliveira Gomes, Elma Giane Assueiro Carneiro, o ex-secretário municipal de Educação professor Celso Augusto de Oliveira e a ex-secretária municipal de Educação professora Rosimeyre Carneiro que fizeram parte dessa construção e do percurso de desenvolvimento.
A professora Edna Beltrão de Lima teve uma participação especial nessa conferência como ex-conselheira e primeira secretária do Fórum Municipal de Educação que nesta trajetória contribuiu significativamente na construção desse importante documento.
A palestra de abertura foi proferida pelo professor doutor Mauricio Pastor dos Santos que abordou a Avaliação dos Planos de Educação e o novo Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos, esse documento já está aguardando a aprovação no Senado e depois de sancionado será enviado para os estados e municípios para a elaboração de seus novos planos.
Após os encaminhamentos legais da Conferência, os delegados aprovaram uma agenda estratégica com proposições que já haviam sido aprovadas nas Conferências de 2015, 2017, 2019 e 2022, que não foram efetivadas e expressaram o manifesto da comunidade escolar e da sociedade civil organizada. Esse documento será entregue para a nova gestão municipal de 2025-2028.