ONLINE
14




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


Conferência discute a assistência Social em TB

Esta é a XIII Edição Municipal

2019-08-30 às 12:04:37) Tendo como local o Centro de Convivência do Idoso (CCI), a XIII Conferência Municipal de Assistência Social está se dando nesta sexta-feira. Aberta oficialmente pela presidente do CMAS, Fernanda Schambakler, fizeram parte da mesa de honra, a representante dos usuários da Assistência Social municipal, a palestrante, Claudiana Tavares da Silva, o secretário Municipal de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos, a vice-prefeita, Rita Mara Araújo, o prefeito Márcio Artur de Matos, representando o Poder Legislativo, o vereador Antonio Marco de Almeida, além de Schambakler.

O desmonte das políticas nacionais de assistência Social até então construídas foi o tópico das falas. A doutoranda e mestre, que ministrou a respeito do tema deste ano, “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”, lamentou que até mesmo a Conferência Nacional que afunilaria as propostas trazidas das cidades e dos estados, não vá ocorrer.

Tanto ela, quanto Cleverson e Rita, foram unânimes em destacar que frente às dificuldades especialmente com cortes de recursos, Telêmaco Borba ainda é uma exceção por primar no atendimento da pasta, e fora, neste momento, feito agradecimento ao esforço do prefeito Márcio, para que esta realidade, aqui, seja diferente.

Lideranças dos mais diversos segmentos lá estiveram, como foi o caso de Tatiane Prestes, que representou o 26º Batalhão da Polícia Militar e padre Primo Aparecido Hipólito, pároco da Matriz Redentorista, Nossa Senhora de Fátima. O vereador Everton Fernando Soares (Toto) se fez presente.

No decorrer do dia, a agenda foi a seguinte, após credenciamento e formação da mesa de honra e leitura do regimento:

9:30 - Palestra: “ASSISTÊNCIA SOCIAL: DIREITO DO POVO, COM FINANCIAMENTO PÚBLICO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL”, com a palestrante, Claudiana Tavares da Silva;

10h45 – Debate;

11h00 - Apresentação dos candidatos do segmento não governamental que disputam vaga para a nova composição do CMAS (usuários, trabalhadores do SUAS e entidades da rede socioassistencial), cada candidato dispõe de até dois minutos para explanação;

11h30 – Almoço;

13h00 - Eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil para o CMAS / Discussão dos Trabalhos em Grupos (eixos temáticos);

15h30 - Coffee-break;

 

16h00 - Eleição de delegado e suplente para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social;

16h10 - Apresentação das propostas apontadas nos grupos de trabalho junto a plenária;

17h30- Resultado da eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil para compor o CMAS e Encerramento.