Oberekando fez um balanço que mede o peso dos atuais prefeitos
2022-10-03 às 11:14:20) E Luiz Inácio Lula da Silva foi o vencedor do Primeiro Turno das eleições presidenciais, com 57.258.115 votos, o que representa 48,43%, enquanto que Jair Messias Bolsonaro, com 43,20%, foi escolhido por 51.071.277 brasileiros.
Para o Senado Federal, o Maringaense, Fernando Sérgio Moro, que nasceu em 1º de agosto de 1972, e aos 50 anos chega ao senado, após ter levado aos bancos dos réus, inúmeros antes, achados pela população brasileira, como impunes, através da Operação Lava Jato. Apenas nas cidades de Imbaú e Ortigueira ele não venceu o histórico político Álvaro Dias.
Reeleito, o governador Carlos Roberto Massa Júnior, de 41 anos, nascido em Jandaia do Sul, se saiu com excelentes números na região coberta pelo Oberekando. Ortigueira foi aonde ele teve menos votos, e Telêmaco aonde teve maior votação. Em ambos, vencedor.
NA CAPITAL DO PAPEL
Em Telêmaco, Bolsonaro venceu com 5.497 votos à frente do segundo colocado. Já, para o Governo do Estado, foram os percentuais maiores à Ratinho Júnior, dentre as cidades cobertas pelo Oberekando, seguida de Curiúva. Em TB, Moro venceu por 3.231 votos a mais do segundo colocado, para o Senado.
Os deputados foram outro aspecto de Telêmaco, sendo à federal, Felipe Pedroso, da casa, o mais votado, seguido de Aliel Machado e Sandro Alex. Para estadual, a população deu a dianteira para os Tborbenses, sendo na ordem, Jefferson Abreu, Professor Klécius, Ike Kroll e após Alexandre Curi, único a quebrar esta sequência de candidatos da casa, Patrick Ernandes.
Tarek Jomaa, com 1.046 votos, e Joel Roza Ribas, com 324, foram também candidatos à Federais, de Telêmaco. Suas votações aqui são elencadas porque na tabela do Oberekando, publicaram-se apenas os cinco primeiros na relação do Legislativo Nacional e Estadual.
Outra cidade aonde os candidatos apoiados pelo prefeito, se deram muito bem, e isso representa credibilidade, foi Curiúva. Já, Reserva, foi o oposto, aonde por exemplo, Traiano, não aparece entre os cinco mais votados à estadual, enquanto que as tradicionais lideranças da cidade, conseguiram êxito nestes pleitos. O banner de propaganda agora pode ser exibido, porque todos que estão em foco, foram reeleitos.
Cabe ressaltar que por Deltan Dallagnol ter sido o deputado federal mais bem votado do Paraná, foi-se exposta sua votação na tabela abaixo constante.
--
CONFIRA AS TABELAS DE VOTAÇÃO:
PRESIDENTE:
--
GOVERNADOR
--
SENADOR
--
DEPUTADO FEDERAL
--
DEPUTADO ESTADUAL
--