ONLINE
13




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


COM PAULINHO BRANCO, SAPOPEMA EM FOCO
COM PAULINHO BRANCO, SAPOPEMA EM FOCO

De pai para filho, ele comentou do momento e amor pela cidade

s

2019-11-15 às 10:34:52) Quem falou na véspera de feriado com o Oberekando, foi o prefeito em exercício sapopemense, Paulo Maximiano de Souza Júnior. Ações, momento de forte estiagem, obras da Sanepar, áreas da Saúde, Educação e Esporte, asfalto e calçamento, e relacionamento com os servidores, foram comentados.

“Sapopema está um canteiro de obras. Nós estamos com um problema muito grave a questão da seca, que é uma questão a nível Paraná, e temos se empenhado muito nisso daí”. Ao Acampamento São Luiz II, informou Paulinho Branco, foi levada água a mais de 70 famílias que passavam por essa dificuldade, e em parceria com os vereadores Eraldo e Laércio, a comunidade e a Sanepar, foi conseguido resolver este problema. Agora, será, a partir de segunda-feira, levada água para mais 43 famílias que estão sem água praticamente para beber. Também está sendo analisado o caso do Mambuca, aonde por coincidência, fica perto do Rio Tibagi, mas o solo é muito difícil: “Foram perfurados dois poços artesianos, e não deram água”. Está sendo visto com a Sanepar a viabilidade de se fazer um de 500 metros para ver se acha-se água para sanar o problema da comunidade. A prefeitura os tem abastecidos com caminhão pipa, mas os animais também estão sofrendo com esse problema.

 

ACESSO AOS DEPUTADOS E SECRETARIAS ESTADUAIS

O prefeito tem sido muito bem recebido quando faz as reivindicações. O acesso aos deputados Luiz Cláudio Romanelli (Estadual) e Luíza Canziani (Federal) é bastante facilitado e tem ajudado muito: “Até fomos muito felizes lá em Foz do Iguaçu. Ganhamos um parque de mais de 500 mil reais, e com pista de caminhada. Vamos acertar a compra do terreno”.

E por parte da Sanepar, anunciou ele, deve sair a licitação em dezembro, para o início da rede de esgoto no Lajeado Liso e o ano que vem, o restante da cidade: “Então vamos chegar em 2021, com 100% de esgoto tratado e 94%, coletado”.  O preparo desta infraestrutura se dá de suma importância na visão dele, por serem banhados por rios, e por receberem muitos turistas. Este investimento está balizado especialmente em um estudo da Sanepar, que aonde ela investe R$ 1,00, o Estado economiza 5, em saúde.

 

VALORIZANDO QUEM JÁ FEZ E QUEM ESTÁ INICIANDO A FAZER PELA CIDADE

Outro tópico do bate-papo com Paulinho Branco, é a atenção que se tem dado ao trabalho com os idosos, que tanto fizeram e fazem pelo município, e são elos que deram suporte à existência da cidade. Também, na outra ponta, às crianças, através dos programas sociais. O Grupo da Melhor Idade, que tem a coordenação de Hélida Santin, e a Guarda Mirim, com Cláudia Costa no comando, ambas as frentes, sob a tutela da secretária de Assistência Social, Silvana Rocha, são algumas das meninas dos olhos no que tange a valorização humana.

REFORMA DO CEMITÉRIO: Este é mais um anúncio para o ano que vem, de Paulinho, “pois as pessoas que lá estão, muito contribuíram pela cidade” e é uma forma de honrar suas memórias. Troca do piso e iluminação deixarão o ambiente apropriado para visitação.

 

EDUCAÇÃO, ESPORTE E SAÚDE

O prefeito em exercício tem feito visitas sempre que possível, nas escolas, e outra boa notícia aos estudantes e professores, é a colocação de ar-condicionado nas salas de aulas, de todas as escolas municipais. Ele vê a Educação também como prioridade e com muito calor, as crianças acabam perdendo o rendimento.

Desportista de carteirinha, mas segundo ele, apenas nos bastidores, está bastante satisfeito com os Sub 15 e 21, nas semifinais do Campeonato Regional, tendo tido as duas equipes suas respectivas classificações, em primeiro lugar de suas chaves.

D

O evento em nível regional na Saúde, sediado por Sapopema em Outubro passado, fora o Paraná Rosa. Muitos avanços na Saúde estão acontecendo! Dentre o que culminou naquele ensejo, Paulinho Branco tirou um boné que estava usando e, simbolicamente, falou à secretária da pasta, Emanuele Antonia Chede Subtil, que para ela, ele tirava o chapéu, a fazendo quase chegar às lágrimas, pela bonito e louvável gesto de reconhecimento.

 

 UM RESUMO ANTECIPADO DO ANO DE 2019

Assim respondeu ao pedido para que avaliasse Sapopema neste ano que está se findando: “A gente é suspeito a falar, mas eu tenho que agradecer muito aos funcionários da Prefeitura. A parte interna e externa, porque a gente só tem recebido elogios, tanto na área rural como na urbana”. Listou as estradas na área rural, uma praça na cidade e ruas sendo asfaltadas ou ganhando calçamento, e a profícua parceria de sempre com Gimerson de Jesus Subtil. Ótimas expectativas para o ano que vem, com a liberação das licitações, após trâmites legais.

Ao finalizar a entrevista, Paulinho desejou, de antemão, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos, dizendo que sempre está à disposição da população, e que é prefeito 24 horas por dia. “Me doo o máximo, faço isso com amor, e sempre digo que ninguém me obrigou a estar aqui! Se eu estou aqui, eu tenho que dar o melhor de mim!

SD

DE PAI PARA FILHO: A participação do pai de Paulinho, que também fora prefeito da cidade, sempre na torcida pelo filho, foi lembrada por este jornalístico online.