ONLINE
62




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Coletiva atualizou dados do Corona em TB
Coletiva atualizou dados do Corona em TB

Dois casos positivos e mobilização. Cobrança ao Estado é pela liberação de equipamentos ao IDF

sd

2020-03-30 às 21:00:43) Uma segunda entrevista coletiva, desta feita realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para tratar do Covid-19, teve a presença do prefeito Dr. Márcio Artur de Matos, de sua vice, Rita Mara Araújo, do secretário municipal de Saúde, Dr. Ede Pukanski, do diretor da 23ª Regional de Saúde do Estado de Telêmaco, Cleverton Soares (Fofo), da chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves e também da Dra. Circe Lourenço Nunes, médica generalista e da família, da SMS.

O prefeito evidenciou sua preocupação, lembrando que o pico da doença deverá acontecer em dias, e que o inverno propicia a proliferação. Ele convocou a imprensa, e demais lideranças e prefeitos da microrregião de Telêmaco, para que cobrem do governo do Estado para que libere os equipamentos para hospitais telêmacoborbense, neste primeiro momento, ao IDF. Dona Rita também fez seus agradecimentos a todos os envolvidos nessa batalha: "Ninguém saiu de suas casas, para vir aqui, senão pelo bem comum a todos", em relação a esta entrevista coletiva.

Dr. Ede Pukanski pediu que as pessoas fiquem em casa, e informou que por ordem de prioridade, em caso necessário, o IDF, que é referência da Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) depois o Hospital Moura e numa premência, o Hospital Regional, respectivamente, serão usados para atender pacientes que vierem a ser infectados pelo corona, ou apresentarem sintomas e necessidade de internação.

Hoje, quanto aos dois casos já confirmados na cidade, sendo o segundo bem ao final da tarde, tais pacientes estão tendo acompanhamento domiciliar do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao COVID-19 (COMCOVID-19).

Cleverton foi enfático em que de nada valerá todo esforço do Estado e prefeituras, se a população não fizer a sua parte, e respeitar o isolamento social. Este pedido foi também reforçado pela chefe da Seção Municipal de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves, reforçando a todos, que evitem aglomerações, lavem suas mãos constantemente, e observem todas as medidas que previnam o vírus.

A Klabin, juntamente com o governo do Estado, em conversação, também se uniu para que as necessidades que tenha Telêmaco, apoiando especialmente em caso de ajustes na estrutura do Hospital Regional, para seu funcionamento neste emergência, foi ponto colocado por Ede e Cleverton.

xd s

AULAS: Quem também falou ao Oberekando, foi a professora Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, que secretária municipal de Educação. Fez alguns esclarecimentos aos pais, da necessidade de que os alunos sejam protegidos de contágio, mesmo que se propague na mídia que eles – crianças – não fazem parte do grupo de risco. Em dez dias, comentou ela, pela Secretaria de Estado da Educação, as medidas terão nova avaliação, que poderá ser retorno das aulas, ou de forma mais firme ainda, o isolamento social.

A coletiva foi conduzida pelo jornalista Márcio Luiz Andrade.  

--

s