ONLINE
15




Partilhe esta Página

A

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CMEI Vinicius de Moraes e alimentação saudável
CMEI Vinicius de Moraes e alimentação saudável

Crianças aprendem e são estimuladas à isso

FONTE: PMTB

d

2019-05-23 às 07:07:07) Uma iniciativa do CMEI Vinicius de Moraes, tem estimulado as crianças a desenvolverem uma alimentação saudável e estimular o gosto por frutas, verduras e vegetais. As crianças da Turma de 3 anos D do CMEI participaram de atividades relacionadas à alimentação saudável.  

O projeto foi idealizado pela professora Cláudia Borges, a coordenadora pedagógica Simoni Rosane do Amaral e a nutricionista Francine Pacholok.

A ideia surgiu nos primeiros dias de fevereiro, quando a professora observou que os alunos da turma não apreciavam frutas e verduras. Ela então iniciou um trabalho para estimular as crianças a experimentar e, aos poucos, degustar alimentos oferecidos no cardápio da instituição, o qual já é organizado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba.

A preocupação da professora Cláudia se deu por estar mais de 8 horas com as crianças e perceber que alguns rejeitam alimentos saudáveis, que contribuem para a saúde. A partir desta observação, pensou na organização do planejamento com atividades que possam estimular o hábito da alimentação saudável.

As primeiras atividades foram com fantoches e histórias relacionadas ao tema, outros momentos com manuseio de frutas e verduras, explorando as formas, texturas e sabor.

No decorrer dos dias trabalhados algumas receitas foram sendo propostas e as crianças aderiram ao novo paladar. Logo a nutricionista, Francine Pacholok, participou de uma aula no CMEI apresentando a pirâmide alimentar, realizou brincadeiras que auxiliam as crianças a perceber os alimentos funcionais. As experiências foram gratificantes e as crianças foram receptivas.

O projeto foi estendido para um passeio na cozinha funcional da nutricionista. Na cozinha funcional as crianças aprenderam sobre alguns alimentos, seu manuseio, a preparar uma pizza funcional de brócolis, sorvete de banana e suco de melancia.

De acordo com a coordenação do CMEI, a atividade na cozinha funcional foi muito saborosa, as crianças manipularam os alimentos, ajudaram no preparo, enquanto aguardava a pizza ficar pronta, observaram os diversos temperos da horta. Ainda ganharam mudas de alface para colocar na horta que está sendo organizada no CMEI.