ONLINE
9




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CLÁUDIO DE SOUZA E A SAÚDE EM RESERVA
CLÁUDIO DE SOUZA E A SAÚDE EM RESERVA

Ele comentou dos avanços e liberdade para desenvolvimento de trabalho vinda de Neto

D

2019-01-24 às 07:06:17) Conversou com o Oberekando, na terça-feira (22), o secretário municipal de Saúde de Reserva, Cláudio de Souza. Além de epigrafar as conquistas e ações, as expectativas com os governos estadual e federal dentro de sua área, bem como a conscientização da população quanto à realização, pedido e acima de tudo, retirada de exames necessário, além da responsabilidade em deixar em dia o ciclo vacinal, foram abordagens.

 

REFORMAS DE POSTO CENTRAL E UBS´S E RENOVAÇÃO DA FROTA

Das ações, ele citou as reformas no Posto de Saúde Central, onde funciona a Secretaria da pasta, e explicou que essa ação era esperada há muito tempo, e especialmente com uma nova cobertura (telhado), também com equipamentos a contento sendo completados por uma excelente equipe de colaboradores. Epigrafou o vazio sanitário que a cidade tem, pela ausência da cobertura da Rodonorte e Samu, possuindo no entanto, uma rodovia estadual bastante perigosa que corta o município, além do pós BR no que concerne à Reserva, quando da ocorrência de acidentes, pois são socorridos pela Secretaria da Saúde: Nesse sentido a reestruturação traz também oferece mais condições aos colaboradores e a toda população.

Do trabalho que faz, no município com uma grande extensão rural, lembra que quando trabalhou em Ortigueira já convivia com essa realidade, mesmo que após, tenha ido à Telêmaco, com maioria de população urbana, com exceção do Triângulo.  Existe hoje unidade distante 70 quilômetros da sede, que é a de Botocudos: “Dentro deste processo estamos trabalhando firme com o prefeito, de ter a equipe completa de trabalho” com os profissionais necessários. O segundo ponto, é ter estrutura e neste quesito informou as reformas das UBS´s de José Lacerda, Rio Novo, Leonardos, e Campinas Belas. “Outras unidades neste ano a gente pretende fazer”. São 32 pontos de atendimentos no interior.  Também foi renovada frota de veículos, com os novos em Barreiro dos Crentes, José Lacerda, Leonardos, e Rio Novo. “Entregamos um agora recentemente na Campinas Belas. Estamos com um pronto para entregar para Barra Bonita e Pinhal Chato”. Reformaram-se e regularizaram-se todos os demais.

 

EXPECTATIVAS DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL EM RELAÇÃO À SAÚDE

Disse que conheceu o novo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, numa reunião do Consórcio Paraná Saúde, e não mais tanto quanto. Lembrou dos demais que ocuparam o mesmo cargo na trajetória que ele (Cláudio) tem pela região, e pelo que sabe e conhece do novo governador Ratinho, este deverá ter ao seu lado pessoas que se comprometam em colocar o Hospital Regional de Telêmaco para funcionar. Souza fez uma grande defesa pelo efetivo funcionamento do HR, e acha que se terão coisas boas nesse período, neste sentido.

Em termos de Governo Federal, vê que algumas iniciativas têm que serem tomadas: Reserva, segundo ele, não tem o que reclamar quanto a perdas do Mais Médico, pois um saiu e outro brasileiro veio repor. A atenção básica é o principal foco a ser observado, na sua opinião, pelo Ministério da Saúde, colocado por ele esse setor, como ordenador de todo o processo de Saúde do Brasil. Disse inclusive, que este, mereceria até mesmo uma secretaria, dentro do próprio Ministério.

 

EXAMES E VACINAÇÃO

Existe hoje uma demanda reprimida da realização de exames, mas pelo Consórcio de Saúde, um projeto de aumento do índice de participação, de 0,90 para 1,60, que já está com o prefeito e este mandará para a Câmara. Grande parte desse valor, R$186 mil, está saindo da economia com a manutenção da frota da Secretaria. Na questão de economia em exames, explicou que se tem que ter a consciência do médico, do usuário e da gestão, “senão nós vamos chegar no final de ano e vamos ter uma outra demanda reprimida”.

VACINA: Com todas as condições de atender à população no processo vacinal, os resultados não serão alcançados se não houver a participação do usuário. Uma parceria com a Secretaria da Educação foi feita, e aquela carteirinha de vacinação que estiver desatualizada, será notificada ao Conselho Tutelar, “claro, dentro de uma legalidade”.

O secretário, ao final, agradeceu o apoio e respaldo recebido do prefeito Frederico Hornung para o desenvolvimento da Saúde Municipal, da equipe e o reconhecimento por parte da população. O apoio do Conselho Municipal de Saúde, que entenda a política de Saúde e que queira saber as necessidades e que dê respaldo na hora necessária, isso acontece em Reserva. Não se tem dificuldades também quanto ao apoio da Câmara de vereadores. Quando necessário o contato, o canal de diálogo com o Ministério Público é afável.

Ao comentar de sua nova postura com cuidados após passar por cirurgia bariátrica, usou a própria experiência e compartilhou que assim como combateu a obesidade, disse que as pessoas que estão com esse diagnóstico, que procure pela Secretaria, pois existe solução.

No decorrer do bate-papo ele lembrou que fora reformada a UBS da Vila Martins, cuja entrega será feita por esses dias.