ONLINE
4




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CINQUENTENÁRIO: Asilo São Vicente de Paulo
CINQUENTENÁRIO: Asilo São Vicente de Paulo

Data importante à Telêmaco Borba foi ontem

FONTE: PMTB

d

2020-06-18 às 07:49:58) No dia 17 de junho de 1970 era inaugurado no município de Telêmaco Borba o Asilo São Vicente de Paulo. Obra Unida a Sociedade de São Vicente de Paulo  (SSVP), pelo senhor João Teixeira de Mendonça, presidente do Conselho Particular, pelos vicentinos, autoridades municipais e população.

É uma associação de direito privado, filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos, de assistência social, com natureza de Instituição de Longa Permanência para Idosos na prática da caridade cristã.

A instituição que hoje assiste a 20 idosos, podendo abrigar até 25 no total, celebra neste dia 27 de junho de 2020 o seu cinquentenário, 50 anos de relevantes serviços.

Para o atual presidente, Carlos Antônio Chemin, é motivo de satisfação alcançar um marco tão importante. “O nosso objetivo, desde que foi criado e sempre será de proteger os idosos, estimulando sua vida social e emocional, oferecer condições dignas de convivência. E o mais importante tem sido o auxílio da comunidade para que possamos proporcionar um lar digno e capaz de atender às necessidades de todos os moradores”, exalta Chemin.

“O lar dos idosos, administrado pela Sociedade de São Vicente de Paulo, conta com parcerias como a Prefeitura, empresas, comercio, associações, escolas, igrejas, instituições, UPA e hospitais, pessoas que adquirem nossos produtos, e um número significativo de pessoas da comunidade doando e auxiliando na sua manutenção. E muito bem zelado e administrados pelos vicentinos e seus funcionários”, acrescenta o presidente Carlos.

O asilo conta ainda com a parceria da Prefeitura, concluindo um projeto para reforma das instalações.

Os portões estão fechados no momento devido a pandemia, por ordem do Ministério Público, porém está recepcionando a todos no portão de entrada, sendo previamente comunicado pelo telefone 3272-0505.

 s

HISTÓRICO

O Asilo São Vicente de Paulo de Telêmaco Borba, fundado em 17/06/1970, com sede e foro nesta cidade Telêmaco Borba, na Rua Lions Clube – nº 167 – Nossa Senhora de Fátima.

Obra Unida a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), é uma associação de direito privado, filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos, de assistência social, com natureza de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), de duração por tempo indeterminado.

 O Asilo, por sua origem, natureza e formação, foi criado no seio da SSVP no Brasil, para a prática da caridade cristã no campo da assistência social e da promoção humana e está vinculado estatutariamente ao Conselho Central de Ponta Grossa da SSVP e na área de abrangência do Conselho Metropolitano de Curitiba da SSVP.

s

--

O Asilo tem por finalidade prestar serviços de relevância social e de interesse público de acolhimento institucional aos idosos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal, na área da Assistência Social, quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustento e convívio com os familiares, proporcionando-lhes proteção social especial de alta complexidade, prestando serviços de atendimento de forma gratuita, universal, continuada, permanente e planejada, visando especificamente:

1º) Manter unidade institucional com característica domiciliar destinada a acolher pessoas idosas de ambos os sexos, com 60 (sessenta) anos ou mais, independentes ou com diversos graus de dependência, que estejam nas seguintes situações: falta de condições dignas para permanecer com a família, sendo vítimas de atos de violência e negligência, em situação de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em conformidade com o capítulo de procedimentos de acolhimento institucional, inserido no Regimento Interno da instituição;

2º) Proporcionar aos idosos institucionalizados assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, em condições de liberdade e dignidade, bem como atividades culturais e recreativas, visando à preservação de sua saúde física e mental;

3º) Propiciar ambiente acolhedor aos idosos institucionalizados na instituição em conformidade com o Estatuto do Idoso e na observância das políticas públicas de assistência social e atendimento de saúde, conforme a necessidade do idoso, visando sempre a longevidade e o bem-estar deles;

4º) Incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção aos idosos institucionalizados, visando em todas as ações à integração social e o fortalecimento do vínculo familiar, como formas de sociabilidade.

--

D