ONLINE
53




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


Chá Literário: “Versos para Brincar e Aprender”
Chá Literário: “Versos para Brincar e Aprender”

Evento se deu na Formação de Professores

FONTE: PMTB

07/11/25 às 15:23:25) Um momento de encantamento e aprendizado marcou o final do mês de outubro. A Escola do Campo Santos Dumont desenvolveu uma atividade especial, intitulada “Chá Literário”, que reuniu docentes e estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental em uma celebração da poesia e da leitura literária.

As professoras do 2º ano, Alice Andressa Ferreira Siqueira e Jaqueline Teixeira da Silva, e a professora Cléo Costa Almeida do 5 º ano, desenvolveram estudos literários com os alunos, como práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento humano e cultural, pautadas especialmente no livro “Versos para Brincar e Aprender” de autoria de Marta Chaves.

As crianças conheceram livros, estudaram poemas, conheceram os aspectos biográficos da autora e realizaram a apresentação na sexta-feira (31), com declamações poéticas, dramatizações e produções criativas baseadas nos poemas com temas que exaltam a infância e a natureza com leveza, criatividade e sensibilidade.

A autora Marta Chaves se fez presente no encontro literário, juntamente com o Secretário de Educação, Professora Edina Guimarães e representantes Técnicos da Secretaria Municipal.  Durante o evento, a autora destacou a importância da Literatura como conteúdo, estratégia e recurso didático potente capaz de contribuir para a formação humana e a educação de excelência com a qual o município de Telêmaco Borba está comprometido.

As mesas decoradas com livros, xícaras e versos coloridos criaram um ambiente acolhedor e inspirador, transformando a formação em uma verdadeira celebração da poesia enquanto patrimônio cultural da humanidade.

Os estudantes utilizaram da linguagem poética para expressar seus sentimentos e demonstrar o desenvolvimento da memória, atenção, concentração e ainda momentos de diálogos, reflexões e convivência entre professores e estudantes que puderam compartilhar suas preferências quanto aos poemas e poesias, fortalecendo assim o apreço pela leitura literária.

A Professora Cléo, afirmou que “os estudos com os poemas da autora Marta Chaves foram mágicos, uma vez que os textos foram escritos para crianças, possibilitando o desenvolvimento sentimental e intelectual”, destacou a importância de formadores pesquisadores para o aprimoramento da prática pedagógica desenvolvida.

A Coordenadora da Escola, Professora Juliana Aparecida da Silva disse da importância dos estudos e vivências com os textos poéticos, e afirmou que foi um momento lindo e emocionante.

O secretário de Educação, Dr. Eros Danilo Araújo, destacou que o Programa de formação continuada de professores tem como objetivo fortalecer as práticas e organização pedagógica, enriquecer a rotina escolar, incentivar a leitura literária e a ampliação do tempo e espaço de aprendizagem.

A Administração Municipal através da Secretaria de Educação compreende que é prioridade investir na formação docente consistente e na valorização da leitura literária desde os primeiros anos escolares, promovendo experiências que unem poesia, ensino e encantamento.