ONLINE
30




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

S

OBEREKANDO

AWEF

ds


Certificados do curso de Gastronomia
Certificados do curso de Gastronomia

Prefeitura e Senac fizeram a entrega

FONTE: PMTB

23/05/25 às 08:26:22) A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agrícola e Abastecimento, em parceria com o SENAC e SENAI realizaram na noite de quarta-feira (21), a entrega de certificados dos cursos profissionalizantes na área da gastronomia.

No evento aconteceu no Auditório Camem Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação (SME), foram entregues os certificados dos cursos de Pizzas, Cozinha Italiana, Hamburguer Artesanal, Comida de Boteco, Massas e Risotos, Cozinha Brasileira, Técnicas de Confeitaria, Ovos de Páscoa de Colher, Massas e Pizzas, Serviços de Panificação, Alimentação Saudável, Culinária Oriental e Preparo de Tortas Doces e Salgadas.

Participaram da mesa solene a prefeita, Rita Araújo; o gerente executivo da Faculdade SENAC Ponta Grossa, João Guilherme Baggio Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Siderlei Siqueira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agrícola e Abastecimento, Weliton Franco; o chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti e a técnica municipal do Sistema de Inspeção Animal e Veterinária, Fernanda Caroline Augusto. Também estavam no evento o instrutor de Educação Profissional do Senac, Gilson Rosa da Silva, e o secretário geral de Governo, Antonio Flenik.

A prefeita Rita destacou a parceria entre Prefeitura, SENAC e SENAI e também agradeceu a confiança dos alunos em participar do curso. “Quando somos qualificados, a nossa iniciativa melhora. O conhecimento não pesa e fico muito feliz e orgulhosa de ver a quantidade de cursos que temos para apresentar a vocês na área de gastronomia e também de beleza. É muito importante estamos preparados para prestarmos um bom atendimento. E o melhor que podemos fazer para vocês é permitir que tenham um certificado com a chancela do Sistema S, que abre portas e dá autonomia”, discursou.

O gerente do SENAC Ponta Grossa se mostrou satisfeito com a certificação e disse que desta forma o SENAC cumpre o seu papel, que é entregar certificação às pessoas. “Quando encontramos um município como o de Telêmaco Borba que se importa com a formação de suas pessoas, isso faz a diferença na vida das pessoas e todo o seu entorno”, declarou João Guilherme, aproveitando para elogiar a Prefeitura pela iniciativa.

O presidente da Câmara destacou que a gastronomia é “abençoada”, pois é uma forma rápida de se fazer um negócio e ganhar dinheiro. “Logo a pessoa aprende, faz o pão, vende e começa a melhorar de vida. Com um trabalho bem feito e pouco investimento, pode começar a ganhar um bom dinheiro”, afirmou Siderlei, aproveitando para elogiar a iniciativa dos cursos.

Josemir também destacou a rentabilidade imediata do curso de gastronomia e se mostrou feliz com o investimento realizado pela Prefeitura. “Quando vemos uma pessoa aproveitando do curso para abrir seu negócio ou conseguir seu emprego, vemos que não foi gasto e sim investimento. Isso nos motiva a seguirmos investindo em novos cursos de qualificação para nossa população”, explicou, aproveitando para agradecer a equipe da SDEAA.

O instrutor do curso mostrou sua gratidão aos alunos, Prefeitura e SENAC. “Eu sou de Ponta Grossa, mas praticamente moro aqui. Nossa proposta é estar aqui e ajudar no desenvolvimento, pois quando você busca qualificação, a cidade toda está em evolução”, opinou, Gilson.

Após os discursos das autoridades, a médica veterinária, Fernanda Caroline Augusto, técnica municipal do SIM - Sistema de Inspeção Animal e Veterinária, ministrou a palestra intitulada "Do Campo à Mesa: Alimento Seguro e Valor Legal". Ela informações sobre a importância da inspeção e segurança alimentar, um tema fundamental para todos os profissionais da área gastronômica e para a saúde pública em geral.

Durante a entrega dos certificados, a aluna Ivone Rosa Almeida Pires fez questão de falar em nome dos colegas e fez uma homenagem aos professores, SENAC e Prefeitura. “Minha gratidão a todos que fizeram esses cursos acontecerem. Antes esses cursos eram um sonho e agora estamos realizando, graças a Deus e a todos que fazem parte deste grande propósito”, agradeceu.

 

INVESTIMENTOS

Até o momento, já foram oferecidas mais de 690 vagas em cursos profissionalizantes, sendo 612 na área de Gastronomia e 81 na área da Beleza. Um investimento significativo em educação profissional que totaliza mais de R$ 330 mil, demonstrando o compromisso da atual gestão com a qualificação da nossa população.

Na área de Gastronomia, foram realizados cursos de Pizzas, incluindo uma turma especial para os alunos da APAE, Cozinha Italiana, Hambúrguer Artesanal, Comida de Boteco, Massas e Risotos, Cozinha Brasileira, Confeitaria Natalina, Técnicas de Confeitaria, Ovos de Páscoa de Colher, Preparo de Massas e Pizzas, Serviços de Panificação, Alimentação Saudável, Culinária Oriental e Preparo de Tortas Doces e Salgadas.

Na área da Beleza, estamos com cursos de Barbeiro, Corte Feminino e Escova em andamento, ambos no Programa Senac de Gratuidade, oferecendo oportunidades para quem deseja ingressar nesse mercado que cresce a cada dia.

 

CURSOS EM ANDAMENTO

Atualmente, estamos com uma turma de Técnicas de Açougue, que começou no dia 12 de maio e vai até 23 de maio, e uma turma de Técnicas de Serviços de Cozinha, que iniciou em 19 de maio e vai até 6 de junho. São cursos que preparam profissionais para setores específicos e com grande demanda no mercado.

 

CURSOS AGENDADOS

Estão agendados uma turma de Produção de Pães Doces e Salgados, que ocorrerá entre 26 e 30 de maio. Para junho, estão programadas duas turmas de Cardápio de Inverno, entre os dias 9 e 13, e duas turmas de Culinária Trivial, entre 23 e 27 de junho. Além disso, já está confirmada mais uma turma de Técnicas de Açougue, e o curso de Aperfeiçoamento de Cortes em Cabelos Masculinos, que ocorrerá entre 3 e 16 de junho.