ONLINE
11




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CCI: COORDENADORA MARA RITA FALA DO LEGADO
CCI: COORDENADORA MARA RITA FALA DO LEGADO

Oberekando usufruiu da experiência de vida dos alunos, para abordagens de temas diversos

D

2019-08-01 às 13:22:56) A entrevistada do site Oberekando desta quarta-feira (31), foi a professora Mara Rita Zattoni, que coordena o Centro de Convivência do Idoso, de Telêmaco Borba. Ela falou das ações do local, e de sua jornada profissional, com tantas experiências a compartilhar.

“Acho que é a última etapa da minha vida, em relação a trabalho. Eu já trabalhei com crianças, com adolescentes, como coordenadora de escola, como diretora de escola, e como professora. Também trabalhei em escola particular, lá no D. Bosco, fui diretora lá, e depois no Centro da Juventude, no início de tudo lá!”. Tendo convivido profissionalmente com todas as idades, vê como desafio o CCI, e que está sendo gratificante. “E como eu digo: Se é a última etapa de trabalho da minha vida, eu estou fechando com chave de ouro!”.

d

Ela tem observado nas avaliações que são feitas com os idosos lá matriculados, alegria e contentamento, e disse que busca saber deles também o que se pode melhorar e se inovar. Frisou o apoio total da Prefeitura, na pessoa do Dr. Márcio, Luís Fernando Matos, de toda a Divisão, da ex-secretária Rita Mara Araújo, e vice-prefeita, de Cleverson Silva dos Santos que é o secretário de Assistência Social, Flávia Bueno da Luz, chefe da Divisão de Proteção Social Básica, “e aqui ainda mais: Eu tenho uma equipe fantástica de trabalho. Nós temos aqui três funcionárias de serviços gerais, dois professores com habilitação para trabalhar com idosos, e temos muitas vezes, voluntários de outras coordenações que vem nos ajudar. Isso fortalece muito o nosso trabalho e o vínculo dos idosos aqui conosco”.

 

FORMAÇÃO E VIDA PROFISSIONAL

Formada em 1975, pela Universidade Federal do Paraná, em Geografia, com duas Pós-Graduações, lecionou no Colégio Wolff Klabin, Presidente Vargas, Manoel Ribas. Neste último foi coordenadora, e em seguida, diretora, quando se aposentou: 42 anos de trabalho. Após isso, foi convidada a trabalhar na Fateb, no Colégio D. Bosco, local que dirigiu, por um ano e meio. A convite do então prefeito Eros Danilo e Rita, foi para o Centro da Juventude, até chegar ao CCI.

 

CONSCIENTIZAÇÃO

Um pedido a ela, pela experiência de vida que tem, foi feito pelo Oberekando, de que falasse quanto ao exagero hoje visto em todos os cantos, do uso de palavrões escabrosos por parte de crianças, adolescentes e jovens, em locais públicos. Se por um lado existe a liberdade de expressão, também há de se entender e priorizar, o respeito a valores, que devem ser preservados. Vê que a abertura trazida pela tecnologia, e a modernidade, com a mídia e a internet, traz até aos pais, dificuldade na educação dos filhos.

 

TRABALHO COM DEDICAÇÃO

Este segmento de trabalho, expresso pelo Site como mais que compromisso profissional, sim, quase que um vocacionado, traz a coordenadora, sentimento de dever cumprido a cada dia encerrado. Explicou ela que aumentou-se em muito a procura pelo CCI, e que muitos dos familiares, acabam que entre seus membros, existe um que já fora seu aluno.

Num outro momento, perguntada, elogiou a atitude da Prefeitura, em priorizar a acessibilidade nas obras que serão e estão sendo construídas pela municipalidade.

Do CCI, disse que os equipamentos foram ampliados, e moderníssimos! Das comunidades, acrescentou que depende muito do cuidado que o povo tenha nesse sentido. “O nosso prédio aqui, foi totalmente revitalizado. Ainda estamos em obra!”, informando que o prédio onde está a piscina, passa por reforma.

 

MENSAGEM A TELÊMACO BORBA E O RESPEITO AO IDOSO

Mara deixou uma mensagem aos telêmacoborbenses, de que o idoso, “seja lembrado com carinho e respeitado, no local que ele vá, no ônibus, na rua, no acesso ao estacionamento ao idoso ‘e também cadeirante’. No restaurante, aonde eles forem! Até numa festa: O idoso merece seu respeito, porque ele pode ser sua avó. Pode ser seu tio da melhor idade, ou sua mãe ou seu pai. Então, o carinho para eles é essencial!”.

 

LEIA TAMBÉM:

CCI teve animada Festa Julina. Mais de 400 participantes, com alegria, música e delicias típicas