ONLINE
10




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CCAJ reforça o Combate ao Trabalho Infantil
CCAJ reforça o Combate ao Trabalho Infantil

Este dia nacional, é 12 de junho

FONTE: PMTB

2020-06-17 às 07:39:39) No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.

O CCAJ – Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude neste período de pandemia do novo coronavírus está impossibilitado de receber os adolescentes no serviço, porém entende que é exatamente neste momento de isolamento social ser fundamental chamar a atenção para o combate ao trabalho infantil de crianças e adolescentes.

Através de uma atitude singela buscou sensibilizar a sociedade civil fixando uma faixa com alguns cata-ventos coloridos alusivos à data em frente ao centro da juventude da cidade.

“O objetivo é para que as pessoas que por lá passarem possam refletir sobre a data e a necessidade de se debater sobre o assunto, de abrir os olhos, de indignar-se, de questionar-se sobre seu papel na efetivação das garantias de direitos de crianças e adolescentes”, explicou a coordenadora Luciandréa Camargo.

O símbolo do cata-vento colorido foi escolhido devido sua simbologia que diz respeito à criança e à diversidade de raça e de gênero, suas cinco pontas representam todos os continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização, a geração de energia capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas como mão de obra em todo o mundo.

“A criança não é o futuro, a criança é o presente, é o hoje, precisa ser cuidada hoje, com políticas públicas efetivas, elas carecem de ser nossa pauta do dia, nossa ordem do dia todos os dias”, complementou a pedagoga Luciandréa.

Por fim, a equipe do CCAJ  invocou o pensar de todos os envolvidos no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes: “A exemplo do ocorrido com o “menino Miguel... se tivéssemos um sistema de rede articulado, não teríamos conseguindo sustentar sua queda?”.

Para denunciar a suspeita de trabalho infantil utilize o disque 100.

O CCAJ – Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude é administrado pela Prefeitura de Telêmaco Borba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

--

D