ONLINE
255




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


CCA: “O Adolescente e Administrando conflitos”
CCA: “O Adolescente e Administrando conflitos”

Temas foram abordados entre os dias 13 a 17

 FONTE: PMTB

 d

2018-08-21 às 09:01:31) De 13 a 17 de agosto, o CCA – Centro de Convivência do Adolescente trabalhou o dois temas: “O adolescente e Administrando conflitos”.

De acordo com a coordenadora do CCA, professora Luciandréa Camargo, os  conflitos são uma realidade no cotidiano.

“Existem conflitos que são simples de serem resolvidos e aqueles que são mais difíceis, carecem de estratégias para ter uma boa solução, lembrando que quando um conflito não é resolvido poderá causar tensões e inimizades, se a pessoa utilizar de negociação como forma de resolução, ambos podem sair vencedores, para tanto, a comunicação, o diálogo é fundamental”, explica a coordenadora.

Com a turma de 12 e 13 anos foram utilizados vídeos, roda de conversa, dinâmica “Rótulos” e “Ajudando meu amigo”, encerrando na sexta-feira (17) com a proposta: “World Café”, prática esta que possibilitou diálogo participativo entre os adolescentes das duas turmas, dentro de um espaço acolhedor, descontraído e criativo.

Com a turma de 14 a 17 anos, objetivou-se que pudessem identificar ações que auxiliem ou prejudiquem a convivência entre colegas e educadores no CCA, bem como o exercício de boas maneiras nas relações em grupo.

Para isso educadores utilizaram de vídeos, do filme: A Era do Gelo onde os amigos Sid e Many embarcam em uma aventura e precisam encontrar soluções inteligentes para os conflitos que surgem, encerrando com “World Café”, ou Workshop (seminário de curta duração em que técnicas e habilidades, saberes são demonstrando em formato de oficina) sendo aplicados pelos próprios adolescentes e mediados pelos educadores, sendo os assuntos abordados: Bullyng, convivência, honestidade e intolerância.

Em paralelo aconteceram os projetos Religiosidade, Futsal e Clube da Luluzinha, onde as meninas puderam dialogar sobre o livro: Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado) e aceitação das diferenças e auto aceitação, Projeto Lutas, Inclusão Digital e Recreação.