Também no diálogo, Marlise Marcondes
2023-02-10 às 10:45:19) Na manhã de ontem, o secretário municipal de Saúde de Telêmaco, Anderson Catto, e Marlise Marcondes, que é chefe da Divisão de Saúde Pública da SMS; receberam o Oberekando para um diálogo exclusivo, quando foram colocadas diversas pautas, como iniciativas da pasta, a saída do momento mais difícil em termos de casos de Covid e o retorno gradativo à normalidade em todos os atendimentos, justamente procurando precaução contra novos casos, e no momento, a intensificação contra infestação e focos de dengue e chikungunya.
Quanto à entrevista, vê ele: “De forma mais transparente possível, deixar a comunidade informada, tanto das questões de saúde pública, de atendimento, e da própria Covid. A gente continua no atendimento. A Saúde é uma das secretarias, senão, a secretaria, que não para em momento algum, seja nas festividades, à noite, finais de semanas, datas comemorativas... para nós não existe intervalo... para toda a equipe é um serviço continuado, seja de urgência e emergência, seja de transferências, seja de consultas ou exames! A doença não escolhe tempo, pessoa ou lugar! É um serviço de forma bem ampla”, também citando as demais, e tantas outras demandas de atendimento, e hoje, com especial foco na questão dos cuidados quanto à prevenção contra a dengue e chikungunya, também.
Marlise disse: “Conforme o secretário falou, a secretaria é um desafio para nós, diariamente, 24 horas por dia. É um trabalho complexo, que exige muita seriedade e muita transparência, e eu fico muito contente por fazer parte deste desafio, com toda a nossa equipe. Nós trabalhamos com pessoas muito competentes, dentro da Secretaria da Saúde, e que dedicam mesmo as suas vidas, para estar oferecendo o melhor possível, sempre. Eu sou uma pessoa que acredita muito no Sus. Sou enfermeira, minha formação. Sou efetiva, desde 2009. Passei pela Unidade de Saúde, atuei na Atenção Primária, no ambulatório, na pediatria. Fui aprendendo muito com o passar do tempo, aprendendo muito com a equipe e com os desafios que iam aparecendo. Acabei me especializando em Gestão e Saúde, porque realmente é uma área que eu gosto. Nesse tempo em que eu estou na Secretaria de Saúde da Prefeitura, é que eu fui tendo mais conhecimento e experiência, e aprendendo muito com os servidores, e todas as situações, e eu agradeço muito a confiança do Anderson Catto, por eu estar à frente da Divisão de Saúde Pública, porque é, realmente, desafiador. Eu entendo a importância deste cargo, da responsabilidade e eu procuro, junto com a equipe, com o secretário, que me dá muita autonomia, muita liberdade, e tem muita confiança no trabalho; desenvolver com toda a equipe e coordenadores, o melhor possível para nossa comunidade”.
Catto destaca que atende a todas as pessoas da mesma forma, independente de credo, ou condição social, porque ele se vê do outro lado, citando os momentos difíceis passados, junto com a equipe, servidores, e seus familiares, quando se tratou do período da pandemia. Lembrou que algumas ações foram até paralisadas em função desta atenção necessária ao Covid, e essas, estão aos poucos voltando à normalidade.
Eles comentaram também os números que serão mostrados na Audiência Pública, como de atendimentos entre 2021 e 22, em mais de 450 mil. Antes, informou Catto, que em 2021, na Upa, foram mais de 59 mil, e em 2022, 116 mil, apenas consultas, excetuando nestes, curativos, e procedimentos, por exemplo.
Ao referir-se aos trabalhos realizados e ao período mais forte do Covid, viu Marlise, como desafiador, e exaltou à ciência, à vacina. Outro momento, compartilhado por ambos, foi a questão da prevenção. No caso também, ela citou o atendimento pós-covid,, quando pacientes ainda apresentam sequelas. A saúde mental, por exemplo, é outro setor que está sendo muito demandado.
Quanto ao número de médicos em atendimento hoje pelo município, tanto na Upa como nas Unidades Básicas de Saúde, a situação está bem amenizada, informou o secretário, porque não tão distante, pelo encerramento de parcerias com o Governo Federal, de uma só vez, Telêmaco teve que abrir mão de vários profissionais, mas isso se deu em todo o País, na ocasião. Foi exaltada, visto este jornalista ser do bairro Socomim, a doutora Amanda Carreteiro, que têm, da mesma forma que os demais médicos em suas respectivas comunidades, feito um grande trabalho, junto aos seus pacientes.
BUSCAR EXAMES SOLICITADOS
Hoje a Prefeitura em vários exames, tem os resultados por vezes, já enviados diretamente para o prontuário eletrônico do paciente, mas um dos desafios que existe na pasta da Saúde, é diminuir a incidência de pessoas que fazem o pedido de seus exames, e que não voltam para buscar os resultados, ou o que é pior: Exames são marcados, e mais de 30% dos pacientes, faltam no dia de os fazer, no caso de mamografias pré-agendadas. “O absteismo é muito grande, seja ele em exames, consultas, a própria fisioterapia, enfim, dos serviços em geral. Porque se ela não vai, ela está tirando a vaga de outra pessoa, que às vezes está precisando”.
DENGUE E CHIKUNGUNYA
“Estamos num período de chuvas muito intensas neste verão, muito propícias à criação de larvas e criadouros de mosquitos, e nós recebemos nos últimos dias o comunicado do aumento dos casos, especialmente de chikungunya. O da dengue também. Os dois são muito importantes, mas nós não tínhamos relatos tão graves do aumento de chikungunya como nós estamos tendo agora”. Segundo ele, a sinalização do Estado é de aumento nos cuidados com os pacientes, mas acima de tudo, de prevenção, para evitar maior infestação, e com aqueles cuidados que todos já conhecem, nas práticas evitando o acúmulo de água parada, e que sejam também comunicados, os terrenos baldios que possam ser focos.
No entanto, de suma importância, frisou ele: “Nós não estamos com casos altos no município. Nós estamos com infestação!”. Reforçou: “Trabalhamos com a prevenção, que além de ser mais barata, é a mais eficaz”.
Ao encerrar o bate-papo, ambos agradeceram a todos os servidores e ao povo de Telêmaco, pela compreensão ao trabalho árduo que vem sendo feito, e da mesma forma, pela liberdade de atuação, dada pelo prefeito, Dr. Márcio.
--