ONLINE
19




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


Caminhada abrirá Outubro Rosa nesta sexta (5)
Caminhada abrirá Outubro Rosa nesta sexta (5)

Às 15:30, evento partirá da Clínica da Mulher perto da Vinsa, seguindo até as Casas Bahia

FONTE: PMTB

e

2018-10-04 às 07:11:10) A primeira atividade do Outubro Rosa em Telêmaco Borba será nesta sexta-feira (5), às 15h30. A I Caminhada Rosa abre a programação do mês dedicado a luta contra o câncer de mama.

A concentração e a saída será da Clínica da Mulher (Rua Afonso Pena, 200), segue em direção à Avenida Horácio Klabin, com finalização e dispersão em frente a Casas Bahia. A atividade é direcionada a toda comunidade.

Para a caminhada, a equipe da SMS, sugere aos participantes que estejam com roupa ou um acessório na cor rosa.

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma agenda com palestras distribuição de materiais informativos à comunidade para conscientizar sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Clínica da Mulher serão intensificadas coletas de preventivos e a requisição de mamografias, em dias da semana e aos sábados conforme programação de cada setor. Esse trabalho terá a parceria de instituições de ensino.

No dia 18 de outubro haverá testes rápidos e no dia 24 coletas de preventivo e requisição de mamografias direcionadas às frequentadoras do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Também será feito abordagem do tema nos Grupos de Gestantes da UBSs, palestras e outras ações externas.

Outra atividade é a elaboração de frases em alusão ao Outubro Rosa pelos setores da Secretaria Municipal de Saúde e divulgação nas redes sociais.

 

O MOVIMENTO OUTUBRO ROSA

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.