ONLINE
9




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CÂMARA PARABENIZA 26º BATALHÃO
CÂMARA PARABENIZA 26º BATALHÃO

Requerimento do vereador Cesinha traz votos de pesar aos familiares do soldado morto em combate

D

2020-03-03 às 10:02:07) O vereador Mário Cesar Marcondes e também o presidente da Câmara Municipal de Telêmaco Borba, Ezequiel Ligoski Betim, falaram após a sessão ordinária, ao Oberekando.

Especificamente quanto ao requerimento que traz congratulações à Polícia Militar, ao 26º Batalhão da Policia Militar de Telêmaco Borba, apresentado por Cesinha, tratou-se sobretudo do ocorrido dias atrás, quando da tentativa de assalto à agência da Caixa, nesta cidade, com uma rápida resposta desta guarnição.

Outro, e o mais importante ponto deste requerimento, foram os votos de pesar à família do soldado Welinton Rafael Moreira, que, no exercício de sua profissão, “deu sua vida em defesa de toda a sociedade de Telêmaco Borba”, disse o propositor, que teve para isso, a assinatura unânime dos demais vereadores.

O vereador Ezequiel, assim definiu a aprovação do Requerimento 05/2020: “Hoje se percebeu, o carinho e o respeito dos nossos vereadores, com a Polícia Militar, que é o nosso 26º Batalhão, aqui. Muitas vezes, esses nossos heróis são criticados. Então, nesse momento, essa noite que fora um terror (referindo-se a ação na Caixa), eles encararam essa situação difícil, colocaram suas vidas em risco, e infelizmente o soldado Welinton veio a perder a vida! Mas fica na história de nosso município esse soldado, defendendo a nossa população, e seus companheiros também. Só temos a agradecer a nossa Polícia Militar por tudo”.

 

AUMENTO DE EFETIVO: Com elogios à atuação, ainda assim foi registrado aquilo que toda a cidade também reivindica, que é o aumento de efetivo no número de soldados deste batalhão, por ambos os vereadores. Isso, no entanto, não foi empecilho para que a corporação deixasse de defender a todos no episódio. “Lutou por você, por mim, e por toda a população. Descanse em paz, grande guerreiro!”: Esta menção, feita quase que viral em redes sociais pela população, foi elogiada pelo vereador Mário.

 

“SEGURANÇA PÚBLICA COM POLÍTICAS PÚBLICAS”

Segurança, para o vereador Cesinha, é uma questão de todos, e não somente da Polícia, mas sim, ele como pai, a família, os valores passados por esta em casa, a igreja que ensina uma vida cristã, com respeito, dignidade, principalmente de quem está ao seu lado, “são políticas públicas, também. Nós vereadores, procuramos diante de todos os projetos que entram dentro desta casa, que todas as políticas públicas se voltem à segurança, hoje”, lembrando das praças e centros esportivos, além dos quase 12 milhões investidos na Educação, em 2019, para revitalização das escolas. Também, quase 400 câmeras de segurança nas escolas, para este monitoramento. A segunda fase deste plano, agora se dará nas praças e prédios públicos, informou ele. Ao total, 700 câmeras. Citou também, que de forma inédita, fora feito o convênio entre Município e Estado para manutenção das viaturas das Polícias Militar e Civil.

As 78 câmeras espalhadas pela cidade, passam em breve em definitivo ao município, e se juntarão às já existentes, somando-se quase 800 dessas. Neste viés de políticas públicas, ele, como líder do Executivo na Câmara de vereadores, lembrou das seis novas ambulâncias, duas UTI´s, e cinco novos carros para a Saúde. A luta, novamente lembrada pelo aumento de efetivo das polícias, também inclui a implantação do Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Telêmaco Borba, concluiu.

Ezequiel salientou novamente o esforço dos 13 vereadores também na área de segurança, e que o Legislativo tem apoiado as iniciativas que são solicitadas pelo Executivo, mas implorou ao governador Ratinho Júnior, que aumente o efetivo deste setor, na cidade.

Ao finalizar a conversação, Cesinha explicou que se inicia todo um processo que está sendo analisado cuidadosamente, para implantação da guarda municipal, aprovada por unanimidade por aquela Casa de Leis no ano passado, como concurso, treinamento aos servidores, compra de armamento e viaturas: “Vemos que é um processo longo, mas já aprovado dentro desta casa. E também, hoje (02, segunda), em reunião com Dr. Márcio, ele colocou que vai mandar para essa Casa, pedido de aumento de efetivo da guarda patrimonial”.