O presidente Pithy e o vereador Beto, e o ano de 2022
2022-02-17 às 07:42:06) O presidente deste biênio, da Câmara Municipal de Curiúva, cujo mandato vai até o fim do ano, Geferson Boschetti, mais conhecido como Pithy, juntamente com o também vereador Beto, ou seja, José Roberto Tomaz, foram entrevistados pelo Oberekando, no final da manhã desta terça-feira. Na pauta, o atual momento do Legislativo, e a volta, justamente nesse dia 15, das sessões, além das expectativas para 2022.
“Graças à Deus, a gente tem um time de vereadores, excelente. Dentro de um time de futebol, o time inteiro brilha, se existe um conjunto”, elogiando a união, deste o início do mandato, entre os pares da casa, razão pela qual, as coisas fluem pro bem. E esta equipe, é constituída por nove pessoas.
Lembrou Geferson também, que dois vereadores foram eleitos pela oposição, que são Valderi e Babil, mas ao se encerrar o processo eleitoral, “eles engajaram juntos, com o que é positivo ao município”.
Beto comentou do calçamento que ele solicitou, para o Guajuvira, mas sabe que a benfeitoria, ajuda à toda a população, e que ele hoje é vereador de toda uma cidade. Trouxe uma informação, que talvez seja novidade para muitos talvez, de que ali era a antiga PR 090, rota dos ônibus regionais, inclusive, como foi o caso da antiga Ouro Branco. Para esta medida, agradeceu à Secretaria Municipal de Agricultura, que deu início aos trabalhos, “e também, quero agradecer ao deputado Alexandre Curi, que conseguiu para nós, uma ponte de concreto, perto do falecido Gilberto Fadel. Ali, sendo uma ponte de madeira, a cada dois ou três meses, tem que se ir lá trocar as pranchas, porque o fluxo de caminhões está muito grande”, além de dizer que outras coisas estão sendo conseguidas para beneficiar a população.
Da mesma forma que o presidente, ele falou que é muito positiva a união dos nove vereadores. Na terça-feira próxima, eles vão, junto com Pithy, até Alexandre. O presidente reitera, quanto à Curi: “Falar de Alexandre é muito fácil, porque a gente vem ai com cinco anos já, dentro da legislatura, e o Alexandre é um deputado diferenciado, porque a partir do momento que você manda uma mensagem para um deputado, do tamanho do estado do Paraná, e o deputado tira o tempo dele, para responder a você, e responde de imediato... tem que se dar valor! A gente vê que muitos deputados, só vem colher, sem plantar, e o Alexandre é diferente... o Alexandre planta, e colhe. A gente agradece a parceria que ele tem, com Curiúva, e agradece ao prefeito Nato, por levar à sério, essa parceria que ele tem com o deputado”, lembrando também que existem outros deputados que ajudam o município, mas que eles, são aliados deste citado.
Pithy, ao informar das expectativas para o ano, lembrou que antes da entrevista se iniciar, reuniu-se com Reinaldo Vicentin, que é secretário de Administração e chefe de Gabinete, e que estavam sendo traçadas metas de ação, como exemplo do recapeamento de ruas, como a Francisco Bonin, dentre outras, e recuperação de fundos de vale. Neste viés, agradeceu especialmente à Eros, que fez e ajudou à Secretaria da Agricultura, no projeto. Na ocasião, parabenizou à Patrícia Moura, que é a titular da Agricultura municipal, e tem feito a diferença no setor.
Outro ponto, e unânime, foi o convite de Beto e Pithy, para que a população curiuvense, venha até as reuniões ordinárias. Por vezes, segundo eles, apenas estão presentes os nove vereadores, sem nenhum munícipe, além. Disseram também, que caso haja o interesse do munícipe em se expressar, pode sim, mas que antes, faça a inscrição com Andréia Medeiros, que é a diretora geral da Casa de Leis.
Quanto as benfeitorias, e lembrando os seis milhões que a Câmara aprovou para pavimentação e recapes, pediu para a população ter paciência, porque os quatro cantos da cidade, tem ou terão, obras viárias. Para se saber de onde começar e quem ficará para o final, explicou ele, houve um estudo técnico, também quanto às prioridades, pela maior urgência neste sentido. Beto alertou à população, que a quem receber a pavimentação, de momento, os locais ficarão uma ‘positiva bagunça’ durante os trabalhos, porém, necessária, para que a solução seja definitiva, e “pediu paciência”.