2023 foi o melhor resultado da história do Projeto
Ao longo do ano, foram 123 conquistas, com 55 alunos de 11 a 17 anos beneficiados em Reserva (PR)
FONTE: KLABIN
2023-12-08 às 07:17:52) A equipe de atletismo do Colégio Estadual do Campo Teófila Nassar Jangada, na região rural de José Lacerda, distrito de Reserva (PR), está terminando o ano em alta. Com patrocínio da Klabin há dois anos, os atletas que integram o projeto Superação conquistaram 123 medalhas nos Jogos Escolares ao longo de 2023. Foram 22 medalhas a mais que o ano anterior, o que revela os avanços da iniciativa, voltada para a formação e inclusão social de crianças e jovens da região. Os resultados são ainda mais surpreendentes no comparativo com o ano de 2021, quando o projeto ainda não contava com patrocínio, e seus atletas conquistaram 60 medalhas.
O Superação, que no ano passado contava com 43 participantes, também cresceu e hoje tem 55 beneficiados – desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Ao longo do ano, foi possível perceber avanços ainda mais significativos e que vão além dos pódios, como o desempenho dos participantes em sala de aula, e, também, suas evoluções em temas comportamentais, em disciplina e técnica. “Conhecemos o grande potencial de transformação social do esporte para as comunidades, sobretudo entre crianças e adolescentes, e poder apoiar o projeto Superação, que tem alcançado resultados – sobretudo educacionais – tão significativos, é motivo de muita comemoração”, diz Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
Além de melhorias em materiais de treinamento – como, por exemplo, novos pares de tênis para os 27 atletas classificados nos Jogos Escolares –, os recursos destinados pela Klabin preveem o pagamento de uma bolsa auxílio para os 10 competidores com os melhores resultados.
Nicolas Martins dos Santos, do terceiro ano do ensino médio, treina desde o 6º ano do ensino fundamental e viaja 20 quilômetros, todos os dias, em estrada de terra, para poder estudar e treinar com a equipe do Superação. Comprometido com o esporte, ele tem impressionado a todos com seus resultados. Neste ano, foi o campeão paranaense na categoria sub-18 de salto em altura, em Cascavel, e conquistou a primeira colocação na mesma modalidade, nos Jogos Escolares, em Maringá. Segundo o atleta, o projeto ganhou força há dois anos e tem sido uma referência para os jovens da região. “Treinar com mais recursos significa ter igualdade de possibilidades em um campeonato. O patrocínio da Klabin tem sido de extrema importância para nós atletas. Tem nos ajudado nos treinos e possibilitado nossa superação a cada ano”, conta Nicolas.
A iniciativa da Companhia reforça seu compromisso em atuar de forma responsável com o desenvolvimento social das comunidades onde está inserida, previsto no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Klabin, os KODS.
“Mais do que o aumento no número de medalhas conquistadas, estamos comemorando a ampliação de perspectivas para os jovens da região, que estão literalmente descobrindo novos horizontes – viajando por todo o estado, e alguns pelo Brasil – por meio do esporte”, afirma o professor de Educação Física e treinador de Atletismo do Projeto Superação, Mauro Santos.
SOBRE A KLABIN
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Mundial e Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
--
LEIA TAMBÉM: