ONLINE
8




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


BNH receberá Coleta Seletiva de lixo
BNH receberá Coleta Seletiva de lixo

Dos principais objetivos, o incentivo da forma correta que dê maior rentabilidade aos associados da Usina de Reciclagem

FONTE: PMTB

d

2019-08-12 às 08:39:06) Está previsto para o dia 17 de agosto (sábado) mais uma etapa da Coleta Seletiva. Desta vez o bairro escolhido foi o BNH. As entregas estão previstas para acontecer a partir das 8 horas, onde os moradores do bairro receberão em suas casas uma embalagem retornável para a separação e o descarte correto do lixo.

A ação inclui educação ambiental para tirar dúvidas e explicar para cada morador como funcionará a nova forma de coleta desses materiais na cidade. Já foi realizada uma etapa no Jardim Bandeirantes e o BNH é o segundo bairro a receber a Coleta Seletiva.

Equipes compostas por voluntários da Prefeitura de Telêmaco Borba através da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba (COOPATB), Klabin, Grupo de Escoteiros Monte Alegre, funcionários e alunos dos colégios Péricles Pacheco e Presidente Vargas visitarão as famílias, entregando um material informativo junto com a embalagem retornável. No dia 13 de agosto, às 18h30, está prevista uma reunião no Centro Comunitário do BNH, onde a população do bairro poderá entender a dinâmica da Coleta Seletiva.

A intenção é que os moradores do BNH guardem os resíduos sólidos recicláveis na sacola fornecida pelo projeto e o caminhão da coleta seletiva passará em todas as ruas. O material será despejado no caminhão e a embalagem devolvida ao morador. Toda semana, no mesmo dia, o resíduo reciclável será coletado.

As embalagens retornáveis têm capacidade para 200 litros e também são sustentáveis: foram confeccionadas com lonas que seriam descartadas. Nela podem ser colocados materiais recicláveis, como garrafas plásticas, latas, jornais, folhas de papel entre outros.

“A base do programa é melhorar a qualidade da separação do lixo reciclável. Diminuir o lixo que vai para o aterro, ajudar a cooperativa gerando menos desperdício de lixo reciclável e gerando mais renda para a cooperativa”, comentou o chefe da Divisão de Meio Ambiente, Antonio Trindade. 

Trindade falou também que a primeira experiência, realizada em maio no Jardim Bandeirantes foi bastante positiva. “Melhorou a quantidade e a qualidade do material reciclável que o bairro passou a destinar para a cooperativa”, afirmou, acrescentando que o programa deve ser realizado em toda a cidade e o próximo bairro será o Jardim Alegre, em data a ser definida.

Durante o evento, no dia 17, também haverá mais uma etapa do Projeto Brincar, na Praça na rua Ponta Grossa, em frente ao Centro de Ginástica. Além disso, a COOPATB estará fazendo a coleta de lixo eletrônico no bairro.