ONLINE
154




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


ASSISTÊNCIA SOCIAL: SILVANA E HÉLIDA DE SAPOPEMA
ASSISTÊNCIA SOCIAL: SILVANA E HÉLIDA DE SAPOPEMA

VEM AI O MUTIRÃO SOLIDÁRIO NA VILA RENASCER. COOPERE!

S

2018-07-17 às 19:55:53) Silvana Maria Rocha Calixto, há cinco meses como secretária de Assistência Social de Sapopema, já era diretora de Projetos deste setor, e está sempre acompanhada de Hélida Santin, que além de coordenar o Cras, é assistente social desta cidade. Ambas falaram ao Oberekando.

Além de citar projetos sociais como a Guarda Mirim, que tem Cláudia Costa como comandante, existe também a área de assistência, feito por Hélida, e neste mês se está muito voltado para o Mutirão na Vila Renascer, que será nos dias 28 e 29, um sábado e domingo.  

Mentora da ideia, Santin explanou que surgiu de um curso feito em Santa Catarina, quando focou-se em questões como voluntariado e se trabalhar com a comunidade: “É uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e do Cras, mas é um voluntariado! A gente conseguiu doações de materiais. A Prefeitura ajudou um pouco”, dentro de todo possível, apontou.

Existente há seis anos, o Conjunto Renascer é do programa Nossa Casa Nossa Vida, localizado próximo ao CTG.  São 30 famílias, 30 casas lá existentes. “Cada morador já escolheu a cor de sua casa, e a gente já escolheu as tintas, e material para acabamento”.

Se espera conseguir pelo menos 100 voluntários neste sábado e domingo (28 e 29), e será, nestes dois dias, servido almoço de forma comunitária: Área de lazer para as crianças está sendo providenciada, com pula-pula, algodão-doce, pois enquanto os pais dão sua contribuição, elas se divertem.

Também está programado recolhimento de entulho. O plantio de árvores e flores está planejado pela Secretaria de Meio Ambiente. “Ideia principal, primeira, é unir o município!”.  Segundo Santin, melhorando um município, melhorando um bairro, você melhora a sua vida. Nestes dias, tratado com a Saúde, equipes estarão vendo a carteira de Vacina das crianças. Houve o convite para o envolvimento das demais secretarias neste, até para que se fique latente que não a Secretaria de Assistência Social, mas “foi o município de Sapopema que resolveu tomar esta atitude e mudar esta realidade dali (Renascer).

Pastor e padre também irão mobilizar suas comunidades a colaborar para o Mutirão.

DEMAIS AÇÕES: Ontem, segunda (16), Silvana e Hélida estiveram em uma capacitação do Congemas (Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social), em Jaguariaíva.

A todo vapor a oficina de costura no CIAS: Centro Integrado de Assistência Social -, que está sendo estendida para a comunidade de Lambari, que conta para isso com uma instrutora: “Ela está capacitando as participantes para gerarem renda para elas”, explicou Silvana.

Um grupo de adolescentes está, com Hélida, tendo Pilates, e orientações em geral. Também ela faz com tanto carinho o trabalho com a Melhor Idade. Tem tardes, toda as terças, que até 90 idosos lá estão: “Tem o Ricardo que é fisioterapeuta, e artesanato!”.

s

O Cabide Solidário foi citado por elas como sucesso absoluto. Colocado em alguns pontos da cidade, como no próprio Cras, e também no terminal rodoviário, funciona da seguinte forma: Se você tem algum agasalho ou roupa que não usa mais, e em bom estado, deixe nos locais em que está afixado um cartaz e uma arara. Da mesma forma, é benvinda a pessoa que necessitar dessa roupa, por carência. Ela pode ir, e pegar o que desejar”.

 

EMPRESAS E PESSOAS QUE DESEJAREM AUXILIAR COM DOAÇÕES DE TINTAS E MATERIAL DE CONSTRUÇÃO:

TELEFONES DO CRAS (43) 3548 – 1852 e 3548 - 1820