Eles comentaram do Jiu-Jitsu, que cresce em Curiúva, e apoios
2023-07-17 às 10:41:24) Na sexta-feira, a conversa do Oberekando foi com os professores da Carlson Gracie Brazilian Jiu-Jitsu Academia, Danival Roberto Dias e Fábio Xavier Barbalho, e com eles, Marcos Vinícius da Cunha (Chucky), que é diretor municipal de Esportes, de Curiúva.
Além das artes marciais em sí, também em pauta, a vinda do mestre Alexandre, no dia 29 à Curiúva, e também Chucky comentando novidades em sua área.
“Estamos há alguns anos no esporte” e quanto ao Jiu-Jitsu, desde a década passada, disse Danival. “E conseguimos trazer pra cá (Curiúva), e temos o nosso mestre, Alexandre Oliveira, que é de Marília (SP), e ele é da All Fight e também da Carlson Gracie, que nos passa os ensinamentos, nos dá o norte, a direção, e aqui a gente está tentando replicar um pouco, passar um pouco da arte suave para o pessoal da cidade”. Ele explica que os ganhos são a qualidade de vida, também a importância às crianças com muita interatividade, por disciplina, por melhoria na saúde, citando que Fábio, também na entrevista, lutará em Telêmaco, no dia 22, contra o Chumbinho, que já fora entrevistado pelo Oberekando, Andrio Matias dos Santos. “A gente fica feliz de conseguir, é com muita dificuldade, mas estamos mantendo a luta aqui em Curiúva”. Lembrou que o legado vem do professor Beto, e após Cícero, e das dificuldades de manter o esporte em cidade pequena.
Disse também Danival, que o valor pago pelo espaço no Clube é camarada, como forma de cooperação, e “o Chucky, sempre que tem competições, ele ajuda nossos atletas, e sempre que tem uma graduação ou alguma coisa, a prefeitura faz o que pode, porque existem limites legais, mas o máximo que podem fazer, eles fazem por nós”, sem esquecer também, citou os empresários, que os patrocinam.
Fábio disse que representa bastante o trabalho feito, porque quando se vai competir e traz na volta medalhas para a cidade, “compete, sobe a autoestima, melhora a qualidade de vida, melhora a saúde, e você sai daquele sedentarismo de ficar sempre em casa. Você tem algo a mais a fazer, além de ficar só na internet, e mais coisas fúteis do dia-a-dia”, que além de ser bom a quem pratica, acrescenta à cidade, possibilitando trazer campeonatos. Lembrou que sempre houve o apoio ao esporte, com Jorge, Chucky e o prefeito Natanael (Nato). A responsabilidade também, de serem graduados e carregarem bandeiras, que devem defender.
Sobre o esporte, fluindo na cidade, Marcos citou: “Graças à Deus, depois, com a Administração de Nato ai... a gente pegou o esporte bem defasado, sejam os centros esportivos, os complexos esportivos e até a questão do esporte mesmo. A gente conseguiu revitalizar umas quadras, as construções, como você vem acompanhando, e igual o Fábio e o Danival citaram, a gente tem que pensar no esporte como um todo. Não é todo mundo que joga bola, que joga futsal. O carro forte nosso é o futsal, mas não é todo mundo que tem o interesse no futsal. E quantos talentos a gente não tem ai na cidade? e prova disso é o Jiu-Jitsu”, e concordando com Danival, falou que as coisas não são fáceis, e que muitas vezes os atletas e professores têm que tirar dinheiro do bolso, e os patrocínios, para manter a escola aberta, estão sendo aceitos, além de agradecerem os que já estão auxiliando. Importante, quando possível o apoio da Prefeitura, porque além da parte social, muito auxilia na disciplina dos alunos. Outro detalhe, colocado por Chucky, é que as vezes, os pais acham que ao matricularem o filho para artes marciais, ele vai se tornar violento, o que é totalmente o contrário.
PARA SER ALUNO, E TAMBÉM, PATROCINADOR
Para ser aluno, primeiramente, é ofertada uma aula experimental. Outra importante lembrança, dada por Fábio, é evitar o que, por ato de bondade e estímulo, é normal acontecer... Não compre, logo de início, o quimono ao seu filho, antes de ver se ele vai gostar da arte marcial. Outro fator, é o pretenso aluno deixar de se matricular, achando que vai à academia, para apanhar! “O que se ensina, é a defesa pessoal”, frisou.
O telefone para contato e informações quanto a matrículas é o (43) 9.9643.5220 e (43) 9.9618.2230. As aulas acontecem de segunda à sexta, às 19 horas. No fim de semana, os horários são diferenciados.
Outro recado neste sentido também, foi quanto a patrocínio, e há a oferta de se colocarem, as empresas, sua marca, no quimono dos alunos. Se existir interesse, os telefones de contatos são os mesmos acima.
GERAIS DO ESPORTE, COM CHUCKY
Pedido que comentasse no geral, quando à sua pasta no Esporte, disse que foi de sucesso o do 26ª Campeonato Municipal de Futsal, e que a final estava indecisa se seria ou não na data previamente marcada, devido saúde do atleta Aramis, mas felizmente, houve melhora e fora a MDB a campeã, com homenagem especial ao amigo.
Para o mês de Outubro, na semana do aniversário de Curiúva, está sendo fechado um evento de lutas, na cidade. Deverão ser três tipos de lutas: Mai Tai, Jiu-Jtisu e Box.
Será feito um Campeonato Regional Feminino de Futsal, “e junto com a secretária de Agricultura, Patrícia Moura, estamos organizando uma Caminhada Pela Natureza, que vai ser lá no Bairro Alecrim, para o mês de setembro. E o próximo evento meu, será um Festival de Pipas, para a criançada”, já, em 06 de agosto.
ALEXANDRE OLIVEIRA EM CURIÚVA: Para encerrar a entrevista, tanto Danival quando Fábio fizeram o convite para o dia 29 próximo, que com Alexandre Oliveira, da All Fight e Carlson Gracie, um sábado de aula e graduação.
Acompanhou a entrevista, o filho de Fábio, que também é atleta da modalidade, Samuel da Silva Kochomanski.