ONLINE
10




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


ARMADOR DE FERRAGENS: Klabin forma primeira turma
ARMADOR DE FERRAGENS: Klabin forma primeira turma

Curso de 60 horas prepara alunos para oportunidade no projeto Puma II

FONTE: KLABIN

D

2019-10-24 às 07:06:09) O Curso de Armador de Ferragens oferecido pela Klabin formou a sua primeira turma agora no mês de outubro. Com duração de 60 horas, o curso oferecido para 20 trabalhadores mesclou aulas teóricas e práticas, que incluíram a construção de uma estrutura anexa ao prédio do SESI, parceiro da empresa neste projeto, em Ortigueira.

Para o professor e engenheiro civil Jean Renê Silva, o curso é uma oportunidade única para os trabalhadores da região. “Há uma carência muito grande de mão de obra na cidade. Com este curso, os alunos saem qualificados para o mercado de trabalho, pois contam com o embasamento teórico e ainda aprendem a interpretar projetos e trabalhar com as ferramentas mais modernas”, explica.

Este alinhamento com o que há de mais moderno em tecnologia veio com uma outra parceria, desta vez com a Bosch, que trouxe para Ortigueira uma espécie de ‘sala de aula itinerante’ na qual os alunos se familiarizaram com ferramentas de última geração. “Apresentamos aos alunos situações reais de canteiro de obras, conscientizando cada um sobre o uso correto das ferramentas, sempre focando em produtividade e segurança”, conta Rhoberval Netto, consultor técnico da Bosch.

Para os alunos, o curso oferecido gratuitamente pela Klabin é uma oportunidade de qualificação que vai muito além do aproveitamento no Projeto Puma II. Ariel Santana, 22 anos, morador do Jardim Cláudia, entende que este é apenas o primeiro passo de uma grande caminhada. “Quero fazer todos os cursos que forem oferecidos, pois normalmente não temos condições financeiras para isso”, conta. “Quero muito continuar nessa área, pois é uma profissão que exige muita responsabilidade e dedicação. Só tenho a agradecer a Klabin por ter sido selecionado e ter tido a chance de me dedicar ao curso”, completa.

A Klabin tem uma grade extensa de cursos programados para a região ainda em 2019 e também para os próximos anos. “As oportunidades surgem para aqueles que se preparam”, explica Miguel Castilho, consultor de Gente e Gestão do Projeto Puma II. “É importante que os trabalhadores compreendam que é preciso estar em constante qualificação, pois o mercado está cada vez mais exigente. Os cursos oferecidos pela Klabin podem ser uma porta de entrada para uma nova profissão e um crescimento pessoal que vai durar por muito tempo”, avalia.

O curso de Armador de Ferragens faz parte do esforço da Klabin na valorização e preparação da mão de obra local, visando não apenas o aproveitamento nas obras do Projeto Puma II – a construção da nova fábrica de papel da Klabin em Ortigueira - mas uma melhoria nas condições de empregabilidade deste público. O objetivo da companhia é alcançar os índices de mão de obra regional obtido no Projeto Puma I. Naquele período, na fase de construção civil, a empresa registrou um índice médio de 85% de trabalhadores do Paraná. Mesmo na fase de montagem eletromecânica, quando se exigia mão de obra mais especializada, esse índice se manteve em 50%.

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 52