ONLINE
6




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s  

D

 MDA

S

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


APAE celebra a Semana Nacional do Excepcional
APAE celebra a Semana Nacional do Excepcional

Em Telêmaco, professora Roselena Lopes Franco dirige a instituição

 FONTE: PMTB

d

2018-08-24 às 07:26:20) A APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Telêmaco Borba está trabalhando no período de 21 a 28 de agosto com atividades referentes a Semana Nacional do Excepcional, movimento Apaeano onde se busca a conscientização e o exercício pleno dos diretos das pessoas com deficiência.

Com base no tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

De acordo com a diretora da APAE local, professora Roselena Lopes Franco, durante essa semana inteira se desenvolve atividades diferenciadas com participação de professores e alunos da entidade e de outras instituições de ensino da rede municipal e estadual.

“São atividades internas em sala de aula, exibição de filmes, e a cada dia uma novidade, até mesmo no lanche que é preparado sempre com todo carinho”, explica Roselena.

Uma das atividades foi confeccionar um grande tapete feito com cartolina branca onde cada aluno deixou sua assinatura e posteriormente cantaram a música “Ser diferente é normal”, do cantor e compositor Gilberto Gil.

A APAE conta atualmente com 183 alunos e o corpo técnico e funcionários em geral chega a 50 profissionais.

Neste próximo sábado, dia 25 de agosto, a partir do meio-dia, haverá o Almoço da Família na APAE, um dos pontos altos das comemorações da Semana do Excepcional.

Estima-se que o evento reúna em torno de 300 pessoas na quadra da escola. O cardápio terá como prato principal estrogonofe e de sobremesa sorvete, este último sendo uma gentileza do Rotary Club de Telêmaco Borba, sob a presidência de Zeno Gurahl.

O almoço é uma tradição há 10 anos. “Para nós, esta semana reforça as nossas energias para trabalhar cada vez mais com os alunos. É uma etapa em que podemos dar uma atenção diferenciada para eles, voltar-se para o lado social e a participação da família”, completa a diretora Roselene.

A presidência da APAE de Telêmaco Borba está aos cuidados do empresário do ramo contábil Eduardo Diniz.

 

HISTÓRIA NACIONAL DAS APAES

A primeira Apae no Brasil resultou do protagonismo das famílias das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Em decorrência, hoje, em 2.178 Apaes, mais de 350.000 famílias encontram-se atendidas na Rede Apae, um Movimento que cresceu, ficou adulto e está iniciando a terceira idade aos 63 anos de existência.

Em toda a sua caminhada histórica, inúmeras bandeiras foram levantadas, muitas derrotas e muitas conquistas vêm acontecendo.

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

A escolha do tema “Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2018, vem reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

COM APOIO: WWW.APAEBRASIL.ORG.BR