ONLINE
23




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


ANTHONY CRISÓSTOMO NA SEMANA DOS MUSEUS

20ª edição nacional, em TB, oportuniza talentos locais

2022-05-19 às 07:33:43) Mesmo com o friozinho, foi de sucesso nesta quarta-feira, com o artista plástico Anthony Crisóstomo, sua Exposição “Germinal”, num momento em que a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação, busca também, maior valorização dos talentos locais.

No Hall de entrada do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), ele pode comentar aos convidados sobre suas pinturas, quem foram suas inspirações, e confidenciando uma delas, a sua avó, dona Rute Vaz. Claro, os pais, Carlos e Ana, e demais familiares, prestigiaram também o expositor.

A coordenadora do evento é Adriana Andrade, que, da Cultura Municipal, é técnica em Artes e Cultura, formada pela PUC-Pr em Designe de Produtos, e pela FAP, em Artes Visuais, ambas em Curitiba.

A atração que abriu a Semana, no Museu Histórico de Telêmaco, foi a exposição “Iluminuras: uma poética do cotidiano”, do artista plástico José Marafigo – AAPP, na segunda-feira.

 

GERMINAL, POR CRISÓSTOMO

[Texto curatorial de Anilton Prêto]

Apesar de sua pouca idade, Anthony Crisóstomo já detém um conhecimento aprofundado de generalidades eruditas e populares. Faz da Filosofia e Psicologia ferramentas de busca do significado abstrato dos sentimentos, ações e coisas.

Seus insights para a sua produção pictórica podem ser metafóricos, aliando suas pesquisas históricas, literatura, pintores expressivos ou simplesmente partindo da valorização de pequenos detalhes do cotidiano.

A paranoia e o caos, mesmo que providos de uma lógica interna própria, quando observados e/ou percebidos pela ótica do artista podem germinar beleza, assim está a obra de Crisóstomo.

Sua insatisfação e necessidade de absorver conhecimento, o faz explorar o desconhecido. Mobiliza um diálogo psicológico com o simbolismo, diversidade de costumes e crenças limitantes, identificando o nada e o vazio como um vácuo quântico, onde o nada nunca é nada.

Em seu processo criativo, Crisóstomo baseia-se no ciclo da reprodução humana, onde a fecundação (estudos e pesquisas) são primordiais para sua obra germinal.

 --

VEJA A PROGRAMAÇÃO A SEGUIR:

NA QUINTA-FEIRA (19), no MHM, das 14 às 17 horas, acontece a oficina sobre o livro “A fazenda Monte Alegre Conta seu Canto”. Das 19 às 21 horas haverá a contação de histórias com o Canal Prosa de Monte Alegre. O evento é aberto à comunidade e as inscrições devem ser antecipadas.

NO DIA 20 DE MAIO (SEXTA-FEIRA), acontece às 14 horas, no Museu dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, a oficina de Digitalização de Acervos, com os ministrantes do próprio Museu dos Campos Gerais, João Paulo Leandro de Almeida e Gabriela Pedroso. O evento é aberto à comunidade, porém com inscrições antecipadas.

SÁBADO (21), das 19 às 21 horas, acontece no MHM, a conversa com artista plástico, Anilton Prêto, sobre o tema:  Mural em Azulejos. “Terra dos Diamantes”. O evento é aberto à comunidade e as inscrições devem ser antecipadas.

NO DOMINGO (22), os eventos serão virtuais. Às 10 horas, haverá a Ação Educativa, com o Lançamento virtual da enquete: “O poder dos Museus na educação formal”. Às 16 horas, haverá o sorteio de livros e catálogos de Artes e Cultura. É preciso que os interessados façam o cadastro antecipado.

 

LEIA TAMBÉM:

20ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS EM TELÊMACOAtividades se estendem até domingo. Exposição de Marafigo será de um mês.