ONLINE
14




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


ANDRÉ WUICIK: DESIGNER DE INTERIORES NO OBEREKANDO
ANDRÉ WUICIK: DESIGNER DE INTERIORES NO OBEREKANDO

Também lighting designer, ele tem sua assinatura na Igreja Matriz, na Klabin, Batista Betel e Brasil Para Cristo em TB

 s

2018-07-26 às 15:17:19) Ganhando a cada dia mais destaque na cidade, a conversa do Oberekando nesta noite de quarta-feira foi com André Wuicik nascido em 06/05/1973. Ele, designer de interiores e lighting designer, nasceu em Guaraniaçu PR, residiu 30 anos em Curitiba e 3 anos em São Paulo e já está com seu Atelier em Telêmaco Borba, onde mora, fazem 8 anos.

 

PROFISSÃO É TAMBÉM PAIXÃO

“O trabalho como designer de interiores já exerço há mais tempo, e tentando me aprimorar fazendo cursos e me atualizando, acabei me apaixonando pela profissão lighting designer”, Segundo ele, trabalhar com a luz é se apaixonar diariamente pela vida, porque é assim que ele define a iluminação: “Vida!”.

Quando é convidado a pensar um ambiente ou uma fachada, a primeira coisa que lhe ocorre é o respeito que deve ter por aquele cliente, e personalizar este projeto de uma forma singular, para que o mesmo consiga se ver nele. “O fascínio da minha profissão é essa liberdade de me colocar no lugar dos meus clientes e passar a ver o projeto como eles gostariam de vê-lo”.

André citou dois projetos antagônicos como exemplos: A iluminação da torre e cruz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e o designer do Gomes Bar.

s

Frisou o designer: “Quando parei para projetar a iluminação da cruz, tive que pensar em quem olharia para ela e até onde ela deveria alcançar. Quem olha para aquela cruz?  A resposta é óbvia, todos olham, ela não passa desapercebida!”.

Falou que são várias personalidades diferentes olhando para o mesmo lugar. São olhares distintos, com pensamentos e reações individuais: “O trabalhador que passa pela madrugada, a mãe aflita, os moradores de rua, os grandes empresários da cidade, enfim... todos olham! Então pensei ela tem que transmitir VIDA, PAZ E FORÇA! Ao menos foi o que tentei passar neste projeto luminotecnico”.

s

O Gomes Bar, se tornou um ponto de encontro entre amigos e desconhecidos: “Quando projetei tive também que pensar quem seria o público alvo, jovens, senhores e senhoras, enfim... famílias! Pensei em como eu gostaria de me sentir em um happy hour!”.

Wuicik colocou as ideias em um papel. Decidiu que o lugar poderia sim ser descontraído e aconchegante e ao mesmo tempo porque não, instigar a leitura através de poemas de grandes escritores exposto na parede: “Todos somos merecedores de um lugar aconchegante depois de um dia cheio ou até mesmo após um dia sem ter feito nada. Ele sintetiza: “Enfim citei estes dois exemplos por serem antagônicos. E os meus demais projetos são pensados da mesma forma”.

 

CORTESIA À TELÊMACO E SEU POVO

s

Um ponto a ser destacado do profissional, foi sua preocupação em colocar-se à disposição da cidade, de forma gratuita, sendo dele o designer da Casa das mães, na Praça da Família, que foi um grande sucesso, como também já está se esperando com ansiosidade o que ele está preparando para o dia dos pais.

Novamente ele ofertou à municipalidade, vendo que ser voluntario de cidadania é abrir porta para novos caminhos, “e a Praça da Família em Telêmaco Borba tem se tornado um local de respeito a diversidades. Nela tivemos o momento especial para as mães e agora para o dia dos pais. Eu acredito que a felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido, então é com muito prazer que fiz o designer do dia das mães e agora neste novo projeto, porque os pais também merecem o seu momento juntamente com os seus filhos, e nada melhor do que uma foto para recordar.

 

QUEM PODE CONTRATAR UM DESIGNER DE INTERIORES E UM LIGHTING DESIGNER

Todos podem! Desde o cliente que quer um ambiente residencial ao que deseja um ambiente comercial.

No portfólio de André Wuicik, vários segmentos, tais como: Igrejas, empresas, escola de Inglês, Escola de ensino à distância, bar, colégio, panificadoras, ótica, loja de acessórios, posto de combustível, loja de informática, loja de materiais em geral, e várias residências. “Resumindo: Todos podem contratar! É acessível ao público em geral!”.

Como incentivo social, ele deixou a seguinte mensagem: “Leitura: Leia 1 livro por mês e não será mais o mesmo!”.