ONLINE
12




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


ANDRÉ CORAIOLA: IDF é referência à 300 mil pessoas
ANDRÉ CORAIOLA: IDF é referência à 300 mil pessoas

Ele falou ao Oberekando sobre aquisições, obras, certificação e apoios

d

2018-08-01 às 20:00:41) Presidente do IDF – Instituto Dr. Feitosa, hospital que é referência para uma população aproximada de 300 mil pessoas, - ao computar-se os municípios de Telêmaco Borba e sua microrregião, e demais em seu entorno, - o advogado André Miguel Sidor Coraiola recebeu o site Oberekando para uma interessante entrevista, que foi encerrada com um tour nas instalações do estabelecimento, que evidencia os serviços prestados, todo um histórico e a aplicação de recursos com responsabilidade para que esta unidade médica-hospitalar continue com elogiada demanda de serviços a uma grande gama da população.

“O IDF, na sua sempre missão, em ser a empresa que tem a maior responsabilidade social da saúde da região inteira, que atende de forma direta 180 mil habitantes e de forma indireta o mesmo número, porque tem um norte expandido, claro, que o hospital tem que crescer”. O estabelecimento, segundo ele, com alas antigas e novas, “sorte que estamos deixando um brinco”, pelos investimentos, com equipamentos renovados, com a readequação da UTI atual, foram investidos altos valores, com camas e respiradores e telas multi-paramétricas. “O IDF é, foi e sempre será o hospital da família telêmacoborbense!”, enfatiza.

O novo visual na faixada e os painéis também deram um outro aspecto à Instituição. As cores como o verde bandeira, explicou que também remetem à história de Telêmaco, à Klabin e a elementos de sucesso. A vida dos telêmacoborbenses é diretamente ligada ao IDF e também por isso sua estrutura tem que evoluir para acompanhá-los: “Tenho um orgulho muito grande de presidir uma entidade como esta, porque ela pulsa, tal qual pulsa o coração das pessoas, porque ela faz parte da vida dessas pessoas”.

 

COLABORADORES: A JOIA DO IDF

O IDF tem hoje 250 funcionários e André citou sua responsabilidade para com o emprego desses, além de mais de meia centena de médicos, “recebendo religiosamente, mantendo suas famílias, suas obrigações”, atrelados, e firmemente engajados à filosofia e aos valores e à missão do Instituto.

A riqueza do IDF está em seu corpo de colaboradores, sejam os médicos como os demais empregados: “Quando nós podemos ter uma vida social fora do profissional, sendo de lazer e recreação, não tem o porquê não ser feito”, em relação, por exemplo, à recente festa julina, que alegrou a todos. Continuou: “É você olhar nos olhos de seu funcionário e dizer ‘obrigado’. Você é importante para a gente aqui. Talvez muito mais importante do que eu!”.

 

CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE

Um recente e importante fato também foi a concessão ao Estabelecimento, do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), que é concedido pelo Ministério da Saúde à pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de prestação de serviços na Área de Saúde, cumpridas as condições definidas pela legislação. O presidente disse que um dos requisitos para isso é o atendimento de no mínimo, 60% dos seus pacientes, pelo Sus.

 

EMENDA IMPOSITIVA DE SANDRO ALEX

O deputado, vendo a preponderância do Hospital à toda uma região, esforçou-se e liberará uma emenda impositiva de 1 milhão de reais, e esta, especialmente, será usada para mais dez leitos de UTI: “Com Sandro eu tinha muito pouco contato, mas já o via como um dos mais atuantes do Congresso!”. Na ocasião, explicou Coraiola ao deputado, em Brasília: “Eu tenho dez leitos, mas mais dez trariam muito mais resolutividade”. Este valor corresponde ao conjunto completo com equipamentos e camas. Ele elogiou a atitude do político, que fez esse ato, sem pedir nada em troca em termos de votos: “Ele está demonstrando o inverso do senso comum, pois localizou e locou um recurso de 1 milhão para atender a todos, não escolheu gueto, raça, idade e ajudou a todos. Isso realmente é muito importante!”.

d

A relação com os entes públicos municipal e estadual está bastante positiva. Inclusive, antecedeu a entrevista, uma visita de cortesia ao estabelecimento do secretário municipal de Saúde de Telêmaco Borba, Ede Pukanski, ao presidente André, e também ao diretor administrativo, Gesner Penteado.

 

OUVIDORIA: DONA MARIAZINHA

Um fato que marca no IDF é a cordialidade da ouvidora. Dona Maria Aparecida Sidor Coraiola, a sempre professora Mariazinha, é uma referência e querida sempre. André lembrou que ela é uma espécie de cuidadora do estabelecimento e destacou o carinho dela, com todos, e sobremaneira com os pacientes do Sus. Mãe do presidente, ela é uma devotada pelas causas do Lions Clube de Monte Alegre, do qual por várias vezes exerceu a presidência: “Ela é um termômetro pra gente!”, enumerou carinhosamente o filho advogado.

CANAIS ABERTOS À POPULAÇÃO: Um bom tempo da entrevista abaixo, foi despendido com comentários a respeito dos canais à população, para que ao Hospital, se reportem críticas, dúvidas, e elogios. O uso, não só quanto ao IDF, mas ao município, e até mesmo ao País como um todo, de redes sociais, e por vezes, de forma maldosa, é algo que nem sempre agrega. No caso dos famosos fakes, acaba sendo até uma questão não tão inteligente, pois certamente ele poderá se utilizar dos préstimos desta casa de Saúde, e como todos, será muito bem atendido, contradizendo sua própria atitude, disse André, usando outras palavras.

s

Coraiola fez um convite àqueles que ainda não conhecem o Instituto Dr. Feitosa, para que agendem uma visita guiada, e que certamente irão se surpreender com o que é ofertado: Cinco alas diferentes, centro cirúrgico de andar inteiro, laboratório de última geração e centro de imagem de alta tecnologia, dentre outros.

d

Antes do encerramento da entrevista, o elogiado trabalho feito pela fotógrafa Evelyn Ferreira Coraiola, com o New Born, ensaio fotográfico com recém-nascidos e parto, fora citado, e os elogios e procura que esta vem tendo, também. Já está sendo muito conhecido, não só em Telêmaco, como solicitado por futuras e novas mamães e seus bebês, em toda a região, inclusive em Ponta Grossa.

 

LEIA TAMBÉM:

IDF: "AQUI NÓS CUIDAMOS DE VOCÊ!"