ONLINE
12




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


ANDRÉ CORAIOLA É RECONDUZIDO AO CONSELHO DE SAÚDE

Ele frisou a importância do empoderamento dos conselheiros

2019-09-26 às 22:03:26) Quem atendeu ao site Oberekando ontem, foi André Miguel Sídor Coraiola. Ele foi reeleito à presidência do Conselho Municipal de Saúde de Telêmaco Borba. Dr. André é também, presidente do IDF.

s

“Dia 19, dei posse aos 16 conselheiros titulares, aos 16 conselheiros suplentes, que foram eleitos pela Conferência Municipal de Saúde, com mandato de quatro anos, e após isso, foi feita eleição dos membros da mesa diretora do Conselho, e por uma opção de nossos colegas, nos solicitaram que a gente se apresentasse novamente como candidato, e fui eleito pela ampla maioria dos votos, e formamos a nova mesa diretora. (VER ABAIXO COMPOSIÇÃO COMPLETA)

O Conselho, disse ele, foi bem renovado, e entidades como a OAB, Associação Médica de Telêmaco Borba, a APTAA, e a Fateb o compõem. “Posso lhe dizer que estou muito satisfeito. Fui reeleito pelos meus colegas conselheiros, provavelmente pelos grandes resultados que foram obtidos no ano que passou, e diante do que foi feito, e de fato houve controle externo da saúde, neste período, através das comissões que trabalharam e funcionaram em diversos assuntos, e assuntos que de fato deram nitidez e nos fizeram compreender de fato o que é”, em relação a grande amplitude, como em 2018, “mais de 50 milhões investidos nessa área”.

 

EMPODERAMENTO DOS CONSELHEIROS TEM PRIORIDADE

Um ponto muito positivo que se vê, é o empoderamento dos conselheiros, e ele diz que sem isso, se daria quase que uma ditadura, “e nós não estamos lá para isso. Não sou dono do Conselho! Eu sou presidente! Eu dou condução ao Conselho!”. No mês de outubro, quando da primeira reunião ordinária, ele nomeará os presidentes e membros das comissões temáticas.

“Como se trata de um Conselho paritário, assim é a divisão dos componentes: 50% entre os usuários, 25% de trabalhadores, e 25% divididos entre prestadores de serviços e gestores públicos.”

Ganhou destaque na conversa, a questão do autismo, onde ele disse que se trata de um número de abrangidos considerável e nada mais justo que tenham atenção merecida.

 

RESPONSABILIDADE EM SER UM CONSELHEIRO

Já aconteceu na história de Telêmaco em relação a conselheiros, de lives e sensacionalismos de denuncismo, até mesmo expondo profissionais da Saúde e quanto a isso, André disse que sim, quando se existe alguma situação que merece mudança ou crítica, ou necessidade que se corrija algo, isso será feito com candura, e educação, e até mesmo criticou ações como a anterior citada, como patifaria. Ao citar o site a carteirada como outro problema, ele lembra que as pessoas inteligentes vencem pela palavra e não pelo teatro. Também problemática, que ainda é um “grande fantasma na saúde”, o fura fila, que será, segundo ele, severamente coibido.

 

REGIONAL DE SAÚDE

Da parceria com a Regional de Saúde, elogiou a atuação de Cleverton Donizete Soares, referindo-se a ele, como a maior autoridade instalada no município, que representa o Estado. Tanto como presidente do IDF, como do Conselho, disse: “Eu reconheço no Cleverton, uma autoridade na área de saúde, em função dos 20 e poucos anos que ele tem de vivência nos diversos segmentos de saúde, inclusive tendo sido secretário municipal desta, em um dos municípios. Tem a sensibilidade necessária para ocupar o cargo, tem o equilíbrio necessário, tem assessores qualificados para auxiliá-lo, e evidentemente que o IDF nesse aparceiramento que tem com a Regional, vai auxiliá-lo quando for necessário, tanto quanto vai solicitar dele, essa ajuda, esse assessoramento, e este apoio, porque o Hospital está para apoiar o Estado, porque é prestador do Estado, como o Estado está para assessorar o IDF, verificando o bom andamento, o bom serviço realizado: É uma simbiose onde todos ganham!”.

Quando se refere à parcerias, lembra-se quanto ao IDF, a emenda de 900 mil, que está em vias de ser liberada, e por parte do então deputado federal Sandro Alex, para ampliação no número de UTIs.

 s  f

IDF E RELAÇÃO COM AS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS: Um ato de maturidade pode ser visto, por exemplo, na presença de Coraiola, que fora politicamente de lado oposto nas últimas eleições municipais, com Dr. Márcio, mas na hora que o interesse é a população, lá está ele caminhando com a cidade, como fora na reinauguração do Centro Regional de Especialidades.

O relacionamento com os demais ex-prefeitos também, bastante positivo, como Eros e Gibson: “O IDF não é um predador... O IDF é um colaborador do segmento público. Então, quando você vê essa played de pessoas, de diversas épocas, de diversas matizes, e diversos lados políticos, a gente sempre transitou muito bem com eles. O IDF sempre prestou serviços a todos eles, prestamos hoje, e vamos prestar serviços para sempre!”.

E por falar em carinho da família Coraiola com Telêmaco, ao final da entrevista foi citada a honraria que a mãe de André, dona Maria Aparecida Sidor Coraiola, tão carinhosamente chamada de Professora Mariazinha, Past-Presidente do Lions Cube de Monte Alegre, recebeu do Lions Club Internacional: O título Companheira Melvin Jones. Ricardo Coraiola, há anos falecido, teve igual homenagem, In Memorian.

 

 ENTIDADES EMPOSSADAS NO DIA 19/09/2019


21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba
Titular: Eduardo Couto Alferes

Suplente: Cleverton Donizete Soares


AMAHTEB – Associação dos Amigos do Melhor Amigo do Homem para o Bem Estar Animal de Telêmaco Borba
Titular: Loana Aparecida Pereira da Silva Johansson

Suplente: Sandra Regina Favaro Fiori


APTAA - Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas
Titular: Filsner Ferreira Rosa

Suplente: Priscila Guimarães Biacon


Associação de Moradores do Bairro Bela Vista
Titular: Jorge Pacheco

Suplente: Anderson Rogério Wendt


Associação dos Aposentados e Pensionistas de Telêmaco Borba - APOSTE
Titular: Aníbal Ferreira Oliveira

Suplente: Orlando Vidal


Associação dos Moradores do Bairro Jardim Florestal
Titular: Ari Jose Prestes

Suplente: Amadeo Timoteo de Oliveira


Associação Médica de Telêmaco Borba
Titular: Arnaldo Braga Laffer

Suplente: Walter Dias Bueno


Conselho Regional de Enfermagem do Paraná
Titular: Danilo Figueira Gonçalves

Suplente: Jean Carlo Ribeiro dos Santos


Conselho Regional de Odontologia do Paraná
Titular: Edgar Abud Rodrigues

Suplente: Vanuza Aparecida Carneiro


Conselho Regional de Psicologia do Paraná
Titular: Romualdo José Rodrigues Cordel

Suplente: Cacilda Maria Martins Aleixo


Instituto Doutor Feitosa
Titular: André Miguel Sidor Coraiola

Suplente: Gesner Penteado


FATEB Educação Integral LTDA
Titular: Fábia Regina Theis

Suplente: Luciana Cassarino Perez


OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Telêmaco Borba
Titular: Rogerio Costa da Silva

Suplente: Juliano Rebonato Bona


Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Edemilson Siqueira Pukanski

Suplente: Ludovico Sviech Sobrinho


Sistema Integrado de Imagem em Medicina
Titular: Ana Paula Mori Carrilho Fidelli

Suplente: Rodrigo Ribeiro Tavares


União Paroquial Nossa Senhora de Fátima
Titular: Maria Aparecida da Cruz Lucio

Suplente: Xeromina Zwierrykowski Sobrinha