ONLINE
5




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

D

S

S

S

AWEF

S 

D


Ampliado acesso às canetas de insulina
Ampliado acesso às canetas de insulina

Saúde as fornece aos diabéticos

FONTE: PMTB

2022-08-02 às 05:46:21) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Ministério da Saúde, ampliou a faixa etária de pacientes com diabetes tipo 1 e 2 que terão acesso às canetas de insulina humana NPH e Regular. Agora, adultos a partir de 45 anos Diabéticos tipo II e todos os diabéticos tipo I que utilizam essas insulinas podem receber o dispositivo, desde que prescrito pelo médico.

As canetas são distribuídas na Farmácia Municipal Central desde 2020. Em 2021 a Assistência Farmacêutica Municipal desenvolveu um trabalho para ampliar e promover o uso seguro.

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia e associada a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. É importante que o usuário entenda o tratamento, e saiba fazer a aplicação da insulina de forma segura. Por essa razão, todo paciente insulinodependente que vem a Farmácia Central para buscar a Insulina Caneta pela primeira vez, independentemente, de ter utilizado frascos e seringas anteriormente, passa por um treinamento básico com a equipe de assistência farmacêutica, no qual são apresentados as canetas, seu manuseio, formas de aplicação e armazenamento. Também recebem orientações sobre a utilização e manutenção dos glicosímetros, disponibilizados aos pacientes que possuem indicação de controle glicêmico mais rigoroso.

As canetas apresentam muitas vantagens:  são discretas, fáceis de manusear e transportar, e quando comparadas às seringas e frascos, são mais seguras. Elas vêm preenchidas com insulina, e o usuário deve girar o seletor de dose até a dosagem prescrita, oferecendo maior precisão e menos riscos de erros na hora da aplicação, somado ao fato de a agulha ser mais fina e menor quando comparada a seringa de insulina tradicional.