ONLINE
52




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


AMCG Cultura terá atrações regionais
AMCG Cultura terá atrações regionais

Decisão de eventos nos próximos meses foi tomada em Arapoti

FONTES: PMTB E AMCG

d

2019-08-23 às 09:03:43) Atrações culturais devem movimentar a região nos próximos meses. Os municípios de Ponta Grossa e de Palmeira irão sediar eventos que visam promover os Campos Gerais. O 3º Salão do Turismo dos Campos Gerais está agendado para ocorrer entre os dias 18 e 27 de outubro no Centro de Eventos de Ponta Grossa, e o Encontro de Tradições ocorre nos dias 8, 9 e 10 de novembro em Palmeira.

Durante reunião do setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada em Arapoti na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, os gestores foram convidados a levar suas atrações culturais e gastronômicas para os eventos. “Queremos promover nossos municípios por meio da Cultura, e reunindo nossos atrativos em eventos é uma das maneiras que podemos fazer isso”, destaca o coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Palmeira Waldir Joanassi Filho.

O secretário de Cultura, Esportes e Recreação, Carlos Roberto Ramos, participou da reunião cultural representando o município de Telêmaco Borba.

Durante o 3º Salão de Turismo, os municípios da AMCG terão um espaço para levar suas atrações culturais, e durante o Festival de Tradições a ideia é contar com um estande em que os visitantes possam experimentar a gastronomia regional. “Tivemos a ideia a partir do projeto Sabores dos Campos Gerais”, conta um dos organizadores do evento, e produtor cultural Luis Mario Stein, destacando que os pratos devem contar com a temática do evento, “ser tradicional”.

Ambos os eventos contam com o apoio da AMCG, e devem atrair visitantes para a região dos Campos Gerais. “Estamos percebendo ampla movimentação em todos os nossos municípios na área cultural, e queremos cada vez mais desenvolver esse intercâmbio”, avalia a diretora da AMCG, Katiane Pires.

 

CONTOS E LENDAS

Durante o encontro da AMCG Cultura, os gestores contaram ainda a repercussão que o projeto ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ está surtindo nos seus municípios, mesmo após a finalização da primeira etapa, com o término da exibição do quadro no programa Tribuna da Massa. Em Arapoti, por exemplo, o resgate das Lendas foi destaque durante a Expoleite, evento que ocorreu no mês de julho. “Fizemos um estande contando sobre o processo, as lendas resgatadas, e ainda com fotos da Fábrica Mãe, que foi citada durante as Rodas de Conversas”, conta o chefe da Divisão de Cultura, João Henrique Fernandes.

A Fábrica Mãe de Arapoti – uma antiga fábrica de papel - foi onde ‘surgiu’ o município. “As pessoas vieram nos contar e resgataram muitas histórias”, exultou Fernandes, recordando que a fábrica foi demolida, mas que deixou muitas recordações.

Ao final da reunião, os gestores da AMCG Cultura puderam conhecer parte da Rota dos Imigrantes em Arapoti. O Museu do Agricultor, de propriedade privada, que conta com um acervo de mais de 50 tratores, entre outras relíquias, e a Capela São João Batista, mais conhecida como Igrejinha, encantaram os dirigentes.