ONLINE
9




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Alunos curiuvenses e a Fluência em Leitura

Eles se preparam para a avaliação 2024

FONTE: PMC

2024-03-08 às 06:36:33) Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental preparam-se para as avaliações regionais de Fluência em Leitura

Em média 200 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Curiúva preparam-se para a Avaliação de Fluência em Leitura, promovida pelo governo estadual e coordenada pelo Núcleo Regional de Educação. A leitura, feita por alunos de 7 e 8 anos é gravada num aplicativo e enviada automaticamente para a comissão responsável, composta por pedagogos e demais profissionais da Educação.

Segundo o CAEDd - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - A avaliação de fluência visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. A partir do resultado obtido, é possível traçar novos caminhos e objetivos para os estudantes daquela determinada faixa educacional, já que a fluência em leitura e a autonomia na interpretação de textos é uma das grandes metas a serem alcançadas. 

Claudete Assunção e Dayane Bonin de Matos, da Secretaria Municipal de Educação afirmaram que a leitura e interpretação de textos de alunos de toda a rede tem sido o foco do ensino nas escolas, desde a educação infantil. “O incentivo e a atenção à leitura efetiva existe desde que os pequenos iniciam a vida escolar, com 4 anos e continua por todo o tempo do Ensino Fundamental. A leitura abre portas, instiga a imaginação, melhora a comunicação como um todo e facilita o aprendizado das mais diversas áreas”, concluíram.

Curiúva obteve grande êxito nesta mesma avaliação em 2023, ao conquistar o 2º lugar dentre todos os municípios do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba. O prefeito Municipal Nato Moura parabenizou a todos os profissionais da educação e alunos envolvidos, reiterando que o compromisso da administração com a educação de qualidade tem surtido efeito. “Bibliotecas, materiais pedagógicos, capacitação de profissionais da área e o compromisso dos professores com a qualidade da educação, nos levaram a ser destaque no Estado, em 2024 o trabalho continua!”.