Foco foram funcionárias das escolas e CMEIs
FONTE: PMTB
2021-02-19 às 07:35:24) A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nos dias 11 e 12 de fevereiro uma capacitação promovida pelo Setor de Alimentação Escolar com o objetivo de orientar e capacitar os funcionários para retomada das aulas acerca dos cuidados necessários com higiene e manipulação de alimentos dentro da cozinha.
A responsável pelo Setor de Alimentação Escolar, professora Kitty Gisele Endo, e as nutricionistas Andreza Zanon e Ana Bonfim foram as organizadoras e ministradoras da capacitação.
Durante a capacitação foram abordados assuntos como: noções sobre boas práticas de manipulação, higiene pessoal, armazenamento e preparação de alimentos presentes no cardápio da alimentação escolar, cuidados com crianças que possuem necessidades de dietas especiais, orientações ao berçário e cuidados a serem adotados na cozinha durante o período de pandemia.
Além dos assuntos relacionados à higiene e manipulação, a oportunidade também serviu para orientar e atualizar funcionários e diretoras acerca de novas alterações que serão implantadas no cardápio visando se adequar com a atualização da legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de 08 maio de 2020. O objetivo é fornecer uma alimentação mais saudável, priorizando alimentos in natura como frutas e verduras e a retirada de alimentos ultra processados e industrializados, melhorando a qualidade, a saúde das criançase incentivando o consumo de alimentos mais saudáveis dentro das escolas.
“É de suma importância capacitar as cozinheiras e auxiliares da cozinha de nossas instituições, pois através da capacitação que se promove novas oportunidades e aprimoramento para as mesmas”, diz a chefe de seção Kitty Gisele Endo.
O retorno das aulas está previsto para o dia 1º de março. São 23 escolas de ensino fundamental que estarão retornando às aulas no formato híbrido. Durante o ano letivo as nutricionistas estarão realizando visitas às instituições para reforçar as orientações, acompanhar os processos envolvidos na manipulação e assegurar que os cuidados quanto ao Covid -19 estejam sendo realizados.
--