Evento, idealizado por ela, é encampado pela Acitel Mulher
16/09/25 às 16:52:24) A sempre empreendedora, Alexandra Arcaten, está coordenando a I Feira da Mulher Empreendedora, que deve se dar neste sábado, dia 20, na Casa da Cultura.
Quanto ao intuito, ela vê “que o conhecimento não pode parar na gente. Nós temos que contribuir para as novas gerações, e que venham frutos, e eu tenho o prazer de dividir todas as experiências vividas aí, trazendo para a nossa cidade, para as nossas mulheres”.
Disse ela que participa muito de feiras, organizadas por associações, por mulheres, a exemplo de Campo Mourão, e como dentro da Acitel Mulher (AM) existem várias ações. Ela se inspirou de que, na Rodada de Negócios que acontece na AM, surgisse uma “feira, aberta para a comunidade, para a população conhecer os nossos negócios, conhecer os nossos produtos. Isso fora daqui funciona muito bem!”.

Vê, que em Telêmaco, existem vários padrões comportamentais a serem quebrados, várias culturas a serem quebradas, porque nós somos interioranos, limitados às nossas crenças e a maneira em que se foi criado, “e nós temos que quebrar isso se nós quisermos vender, evoluir. Ficamos lá reclamando, se o faturamento está baixo, e porque isso! Hoje nós estamos com a Avenida (Horácio Klabin), sendo reformada. Não vai durar para sempre, mas está todo mundo desmotivado! Hoje, nós temos o cenário político, que infelizmente afetou o nosso Distrito (Industrial). Esse pessoal que está sendo desempregado... olha a oportunidade se eles tiverem um outro olhar... ‘poxa, estou desempregado!’. Vai vender pão, vai vender brigadeiro! O mundo do empreendedorismo ele nos traz isso... essa oportunidade, só que nós não tivemos essa educação empreendedora! Dá medo de empreender! Dá medo de empreender, todo mundo quer segurança... estabilidade! Então, a Feira vem para inspirar quem quer empreender, motivar quem já está empreendendo. Produtos, serviços, e nós temos que estar constantemente em movimento!”.
Frisou Arcaten, que “nós não temos o controle do Governo... nós não temos o controle do externo”, mas sim do que cada um vai fazer para continuar-se de pé! Tem que se ter coragem, até porque toda a pessoa tem habilidade e capacidade! O que ela precisa? Mas antes, ela tem que saber, de fato o que ela quer, “porque toda a pessoa tem um talento... toda a pessoa sabe fazer alguma coisa! O resto é capacitação... é desenvolver habilidades”, e procurar meios, a exemplo do Sebrae, para aprender o gerenciamento, o financeiro!
O intuito da feira é levar os produtos e serviços de quem está empreendendo, e está aberta a todos os públicos!
O início será às 09 horas, na Casa da Cultura, com vagas abertas. Serão sete palestras, que devem se iniciar às 10 horas, e os temas são todos voltados ao Empreendedorismo. O evento deve se estender até às 19 horas. Contatos para expor, devem ser feitos pelo Telefone/Whats App (42) 9.9900 -5573, e a entrada do público para assistir, consiste de um quilo de alimentos, não perecível.
Alexandra disse da experiência de ter conhecido algumas ucranianas em Prudentópolis, e que vieram ao nosso estado, devido ao momento da guerra naquele país, e ela alerta a isso, de que não estamos em guerra, exemplificou! O que a inspira é que o problema dela, de nós, é menor que os delas – e se lamenta profundamente o momento que elas vivem, e se pede a Deus pela rápida normalização e o caminho da paz, aos nossos irmãos, às nossas irmãs, ucranianas. Ela as viu - empresárias grandes outrora lá -, vendendo bolo, vendendo bolachas (nada contra!), para sobreviver! Empresários que tinham indústrias grandes, lá na Ucrânia! Nós estamos falando da Ucrânia, mas infelizmente temos tantas outras nações, que tem que colocar a vida inteira dentro de uma mala, e ter que vir embora!”. Nesse viés, percebeu que “nós temos que mudar o nosso olhar! Amar mais o que nós temos! Nós temos clientes! A nossa cidade é grande, a nossa cidade é rica! Temos que abençoar a nossa cidade, e não ficar reclamando, não ficar falando mal, porque se nós temos pensamentos negativos, nós não evoluímos!”.
Novamente, já que fora falado da Avenida Horácio Klabin, por parte do Oberekando, foi feito um apelo, quase clemente, de que os proprietários lojistas, tenham consciência, e deem um desconto, uma queda no valor dos alugueis, porque a situação está difícil para todos, e que ao fim da obra, absolutamente todos irão ganhar, e seus imóveis terão valorização! Que haja humanidade, neste momento, pois depois, todos ganharão!
Aproveitou-se a oportunidade para lembrar que, no dia 08 de novembro, se dará na Apae, o Closet Paula Pontara, que além de uma iniciativa também da reitora da UniFateb, existe a parceria com a Acitel Mulher, e que este ano, será na e em prol à Apae.
Além de encerrar o bate-papo com Alexandra, ela ressaltando o convite, lembrou que o evento está, mesmo que seja da Mulher Empreendedora, aberto aos homens, sejam como visitantes, até porque vários deles, estarão, expondo, e até palestrando!
A entrevistada é sócia-proprietária da Positronic Segurança.
--
LEIA TAMBÉM:
--