ONLINE
6




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

X


Alerta contra a dengue no município
Alerta contra a dengue no município

Saúde salienta cuidados para evitar epidemia

FONTE: PMTB

D

2020-02-06 às 07:38:18) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, em janeiro, o Levantamento de Índice do mosquito Aedes aegypti (LIRA). O Levantamento é um trabalho de visitas, por amostragem, de 20% dos imóveis do município. As visitas devem ser realizadas em até cinco dias.

Telêmaco Borba tem 38.329 imóveis, sendo que 1.556 foram inspecionadas pelas equipes da SMS. O resultado deixou o município com o índice geral de 1.0, representando que em cada 100 casas, uma possui focos do mosquito.

De acordo com a classificação do índice, Telêmaco tem uma situação de Médio Risco para epidemia de dengue.

No LIRA, 93% dos focos encontrados estavam em imóveis estruturados, como prédios e residências.

Este dado, segundo a enfermeira e chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves, mostra a importância de cada cidadão no combate ao Aedes.

Dez minutos de inspeção semanal na sua casa, no seu trabalho são suficientes para destruir todo e qualquer depósito de água parada. A dengue mata.

 

NO PARANÁ

O Paraná registra atualmente 102,08 casos de dengue autóctones por 100 mil habitantes, incidência que confirma situação de alerta de epidemia no Estado. O dado está no boletim que monitora a doença e foi divulgado na terça-feira (4) pela Secretaria Estadual da Saúde.

O boletim aponta nesta semana 14.697 casos confirmados de dengue. São 3.815 a mais que a semana anterior, que apresentava 10.882. O aumento é de 35,06%. O total de casos notificados é de 49.464, registrados em 309 municípios do Paraná.

Segundo dados cerca de 90% dos focos estão nos quintais e pátios e nos ambientes internos das residências e das empresas privadas e públicas.

No Paraná são 11.585 casos autóctones e 11.348.937 milhões de habitantes, totalizando 102,08 casos por 100 mil habitantes.

O boletim mostra que houve aumento, também, no número de municípios em situação de epidemia - eram 34 e agora são 50. Entraram para esta relação Indianópolis, Itaúna do Sul, Mirador, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Terra Rica, Atalaia, Itaguajé, Nossa Senhora das Graças, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Uraí e Porecatu. (Fonte AEN)

São 29 os municípios em situação de alerta para dengue, sendo que 15 entraram para a lista a partir do boletim desta terça-feira: Nova Aurora, Engenheiro Beltrão, Altônia, Brasilândia do Sul, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Amaporã, Nova Londrina, Querência do Norte, Maringá, Nova Esperança, Sarandi, Andirá, Rancho Alegre, e Arapuã.

d