ONLINE
246




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


ALDIR BLANC: Batalhas de Rimas
ALDIR BLANC: Batalhas de Rimas

Projeto on-line é contemplado

FONTE: PMTB

2021-03-02 às 08:52:17) A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) e a Divisão de Cultura, inicia neste mês de março a divulgação nas redes sociais do Município, da Secretaria de Cultura e nas redes privadas dos respectivos proponentes, os projetos selecionados através dos recursos da Lei Federal Aldir Blanc (LAB). Edital de chamamento público nº 013/2020 “Seleção de Projetos/ Conteúdo Digital Aldir Blanc”.

Mais informações sobre o que é a Lei Aldir Blanc e os respectivos contemplados em Telêmaco Borba, acessar o link: CLIQUE AQUI .

Serão ao todo nove projetos divididos nas linguagens artísticas das artes visuais, dança, música, entre outras vertentes.

Cada projeto terá seu formato de divulgação on-line, de forma diferenciada entre apresentações de vídeos de expressões artísticas e vídeos de cursos, com informações básicas e relevantes no âmbito cultural e artístico local.

Todo material virtual será disponibilizado gratuitamente à população. Com algumas propostas permeando o sorteio de kits dos materiais para acompanhar os cursos.

O secretário interino de Cultura, Esporte e Recreação Fabricio Flores comenta que acompanhou toda movimentação da Divisão de Cultura que trabalhou sem medir esforços para que fosse realizada todas as etapas  da efetivação da Lei no âmbito do Município, e parabeniza todos os artistas contemplados, e toda a equipe, assim como parabeniza Wanderley Carneiro secretário atuante nas etapas, o qual possibilitou o êxito da aplicação do recurso.

A técnica em artes e cultura Adriana Andrade complementa que “os projetos submetidos e aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC)  abarcam um material preparado com muita seriedade, profissionalismo e amor pela arte, os projetos propõem  em seus conteúdos, material on-line de expressões artísticas como é o caso do projeto do artista Guilherme Oliveira Silva, assim como vídeo aulas explicativas, de técnicas, fazeres e dicas, como os de formação e capacitação que serão disponibilizados semanalmente, com conteúdo sobre os temas que serão abordados em cada linguagem especifica dos projetos.”

 

PROJETO BATALHAS DE RIMAS ON-LINE (HIP-HOP)

Sendo assim, o primeiro projeto a ser divulgado comtempla a linguagem artística do Hip-Hop, com a seguinte ficha técnica.

Projeto: Batalhas de Rimas on-line

Título da Ação: Batalha do Coreto TB

Artista: Guilherme Oliveira Silva

Formato: On-line ao vivo

Ano: 2021

Guilherme é natural de Telêmaco Borba, primogênito da família Silva.

Sua carreira como artista na linguagem do Hip-Hop, iniciou-se no ano de 2012. Guilherme revela que os primeiros contatos diretamente com o movimento Hip Hop é uma paixão que ele alimenta com muita perseverança e dedicação, dividida entre seu trabalho de profissão e seu amor pela arte e pela cultura. Relata que essa linguagem artística é muito antiga e traz vinculada a si, quatro elementos. Um desses elementos é a figura do MC. (Mestre de Cerimônia), o qual ele representa e busca capacitação para melhor desempenhar quando se transforma nesse personagem nas Batalhas.

Silva explica um pouco quem é essa figura primordial na batalha de rima.  “O MC é responsável pelo desenvolvimento de um evento, música ou projeto trazendo suas rimas, improvisadas ou escritas. Como no movimento Hip Hop todos os elementos são compostos por batalhas, nas batalhas de Mcs, vence quem realizar a melhor performance na rima. Quem tiver o melhor ataque, ou a melhor resposta em forma de rima improvisada se destaca como  vencedor.

O artista relata que no ano de 2015 começou a fazer eventos em praças e locais privados, incentivando os participantes a sempre estarem munidos de “ informações, entretenimento e gramática” para que possam desenvolver uma boa rima. Pois “Rimas elaboradas requerem muita leitura e este formato de arte desenvolve o incentivo à leitura e a vontade de se expressar. Trabalhamos com o público adulto, jovem,  de todas as idades.

Explica, sobre o novo formato que o movimento teve que se adaptar, “hoje em tempos de pandemia, trabalhamos com as batalhas on-line, a qual irá permanecer enquanto proposta do projeto, onde o número de Mcs é reduzido,  e todos seguem as orientações de segurança”.

Através do projeto no formato on-line iremos alcançar um número maior de pessoas e incorporar ainda mais nossa manifestação artística.

“Deixo aqui meu convite para que a população possa apreciar uma batalha de rima no aconchego da sua residência, possibilitando as desmistificações em relação aos preconceitos sobre o gênero do movimento Hip-Hop, proporcionado assim, muito entretenimento, cultura e arte para a população telemacoborbense”, destacou Guilherme.

A batalha irá acontecer no formato on-line ao vivo e será transmitida pelo canal do Facebook do artista e após evento estará disponível nas redes sociais dos respectivos órgãos envolvidos.

--

D