Secretário Orivaldo Oelke fala das muitas iniciativas ao Oberekando
2018-07-19 às 09:30:45) O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Curiúva, Orivaldo Oelke, recebeu o Oberekando na última terça-feira. As demandas do setor, que agrega uma gama de atendimentos à população, foram tópicos. “Nós montamos um programa para Curiúva, envolvendo Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, explicou.
PROTEÇÃO DE NASCENTES
Da proteção de nascentes, um dos destaques do segmento de Meio Ambiente, ele disse que já é um programa que caminha, via Emater, desde 2012, e que espera-se, com uma equipe da Prefeitura, montada, que 100 delas, por ano, recebam este serviço; “Pretendemos chegar ai a pelo menos 350 nascentes protegidas até o final deste mandato de Nato”. Este trabalho, segundo ele, não visa interesse particularmente em proteger o proprietário ou quem ele seja, senão e tão somente a água, embora, dentro de outras áreas da Secretaria, o produtor também seja o foco.
COLETA SELETIVA
Incluso no Meio Ambiente também há o programa de Coleta de Lixo Reciclável. Com a chegada do caminhão específico para isso, uma aquisição do prefeito Nato, haverá a entrega de sacolas para que esse segmento de lixo seja separado pela população. O aterro sanitário de Curiúva atende três municípios: Curiúva, Sapopema e Figueira, e tem vida útil para 20 anos, mas pela análise de Orivaldo, com depósito de lixo orgânico, reciclável e rejeitos, esse prazo já diminuiu. Além disso, existe a necessidade de a cada um ano e meio, se construir uma vala protetora do solo, que custa cerca de 140 mil reais.
Este trabalho de distribuição de sacolas será feito pelas agentes comunitárias e pode acontecer nos próximos 30 ou 40 dias, prevê ele.
BANCO DE FOMENTO
O Banco de Fomento foi outra iniciativa da pasta de Orivaldo, que já têm pessoas recebendo verbas conseguidas por este atendimento.
OUTROS PROGRAMAS
Estão ativos os programas de café, piscicultura, sericicultura, “a própria cultura da mandioca, pois temos a Klabin aqui que consome 30 toneladas de fécula por dia”. O programa de inspeção municipal, observa ele, possibilita a criação de várias agroindústrias. Algo que Oelke vê possível é a implantação de um frigorífico na cidade, especialmente pelo eixo rodoviário onde se situa Curiúva, servida de entroncamento que facilitaria escoamento de produção.
OLHAR ATENTO DO PREFEITO, INCENTIVANDO A SECRETARIA
O prefeito tem dado todo apoio necessário e naquilo que está na capacidade do município: “Ele não tem poupado esforços para fazer o atendimento!”. Um outro aspecto que tem sido trabalhado pela Agricultura, são as participações de agricultores da cidade em encontros regionais, e isso em boa escala em parceria com a Emater, que explicou, conta com recursos direcionados à isto. Um trabalho de construção de esterqueiras foi informado. Este, numa parceria com o Consórcio Cruzeiro do Sul (Usina Mauá), para os pecuaristas, visando a proteção da Bacia do (Rio) Tibagi.