ONLINE
8




Partilhe esta Página

A

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


AGÊNCIA DO TRABALHADOR ESCLARECE FATOS
AGÊNCIA DO TRABALHADOR ESCLARECE FATOS

James Siqueira comentou recente vídeo e também de fakenews de vagas, que inexistiam

s

2019-03-26 às 20:07:01) Recebendo o site Oberekando para um bate-papo, o gerente da Agência do Trabalhador de Telêmaco abordou especialmente a respeito de um vídeo que circulou em redes sociais e que continha informações distorcidas e fora de contexto, e também de fakenews de vagas, que na verdade não existiam. “Lutaremos pelos nossos!”, disse James Siqueira, num esforço constante de se conseguir vagas e na medida do possível, para os telêmacoborbenses.

 

OPORTUNIDADES

Sabe-se do atual momento do País em relação ao desemprego, e em Telêmaco não é diferente. “Sabemos que a situação do País não é boa, mas nós, da Agência do Trabalhador de Telêmaco, estamos aqui sempre no intuito de arrumar trabalho para nossa população. Sabemos que o nosso setor de vagas não vai bem”, mas ele e o agente do local, estão sempre em visitas a diversas empresas da cidade, e hoje, o fato de poder segurar os funcionários que já estão, é algo a mais que esses dizem fazer, em detrimento das dificuldades momentâneas: “A tendência é mandar embora, que recolher. Só que agora nós estamos num momento bom, pois nós vamos ter a parada do Projeto Puma e do Projeto Klabin, na qual a Agência do Trabalhador de Telêmaco já está se preparando”. Em detrimento disso, já existem várias empresas, várias vagas, informou ele.

 

VÍDEO

Na terça-feira passada (19), um vídeo no Facebook acabou circulando e teve grande repercussão. Inclusive, no momento que foi checado antes de se iniciar essa entrevista, pode ser percebido que o autor, ou ao menos quem postou o vídeo primeiramente, deletou tal conteúdo.

Até quando o gerente acompanhou, já existiam 74 compartilhamentos: “Infelizmente, dessas 74 pessoas que compartilharam, nenhuma veio até a Agência para saber a veracidade do fato!”

O CONTEÚDO: Conforme James, a empresa Prine está na cidade, e há anos, e trouxe o efetivo dela, de 30 funcionários. Ao fazer a integração, como é de costume, tendo a agência cedido local, para isso, na gravação quem a fez deu a informação que as pessoas eram de fora e não se estavam dando chances para quem era de Telêmaco. Categoricamente ele esclarece: “A priner, realmente ela trouxe 30 efetivos, só que ela abriu para a Agência do Trabalhador, 100 vagas. 50 para montador de andaimes e 50 para meio oficial de andaime”.

OUTRO FATO FAKE: Outro fato, falso em rede social, fora conforme ele, o anúncio de que o Projeto Puma estaria contratando mais ou menos 8 mil pessoas. Isso, postado a cerca de um mês atrás.

Hoje se sabe a fonte, e isso é crime! “Nós tivemos dois dias dos telefones da Agência não pararem um minuto! Várias pessoas de fora, vindo pra Telêmaco. Eu atendi um de São Paulo!”. Quando a pessoa chega de frente a Agência e vê calmaria, somente ai que percebe ter sido vítima de fakenews. “O Projeto Puma foi em 2013 e 2014! Nós não temos mais essas vagas!”.

James disse que em caso de dúvidas, se de fato existem vagas que se ficou sabendo ou anunciadas por rede social, que o interessado entre em contato com a Agência, pelo telefone (42) 3272 – 4903.

 

VAGAS APENAS PARA PESSOAS DE TELÊMACO?

Um esforço foi até feito, e com méritos, para que as vagas da Agência do Trabalhador daqui, fossem garantidas, apenas para moradores dessa cidade, mas, segundo Siqueira, não existe legislação que assegure isso. Mais ainda: Não é obrigação das empresas, disponibilizarem suas vagas, via Agência.

Outro ponto, é que, sabendo que por exemplo, teriam as paradas da Klabin, muitos pretensos candidatos a vagas se mudaram para esta cidade, e para efeito de cadastramento, hoje são moradores dela, pois têm, dentro outros, comprovante de residência, que afirma isso. Um esforço muito grande está sendo feito pela Agência, mesmo sabendo que empresas por vezes já trazem gente de fora, para que elas consigam admitir pessoas desta cidade, comunicou o gerente.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA AGÊNCIA DE TB

19 mil pessoas passaram pela Agência em 2018. Dessas, 2.341 fizeram suas carteiras de trabalho, e 3.317 seguros desempregos foram concedidos, gerando um volume à Telêmaco Borba, de 12 milhões de reais. “Nosso calcanhar de Aquiles, podemos dizer assim, é o setor de vagas, onde a gente está tentando! Continuaremos tentando, para defender os nossos (telêmacoborbenses)”.

Ao encerrar a entrevista, James Siqueira lembrou o apoio logístico dado pela Prefeitura. O local, em si, é de competência do Governo do Estado. Ele, no entanto; compõem a Secretária de Trabalho e Indústria Convencional, e agradeceu ao secretário Elson Carlos Ferreira e também ao prefeito Márcio Artur de Matos, por todo apoio e liberdade de trabalho.