ONLINE
5




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s  

D

 

MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


AEDES AEGYPTI: Mobilização segue até 11/12
AEDES AEGYPTI: Mobilização segue até 11/12

São necessários também, a constante vigilância e cuidados, por parte dos proprietários dos imóveis

 FONTE: PMTB

d

2018-11-29 às 07:39:01) O Mutirão de Combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya 2018 iniciado na quarta-feira (21) completa uma semana de ação nos bairros e já coletou 18 caminhões de resíduos. A mobilização será realizada até o dia 11 de dezembro.

Nessa época do ano, a chuva e o calor são os fatores que contribuem para a proliferação do mosquito transmissor, por isso todos os bairros terão o mutirão de limpeza que visa a eliminação de resíduos que possam acumular água. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP).

A orientação da SMS, é para que o morador, no dia anterior a coleta programada no bairro, separe os resíduos que devem ser deixados em frente as casas para serem recolhidos pelas equipes da Prefeitura.

Os vidros devem ficar separados dos demais resíduos e identificados para terem destinos corretos. Não serão coletados galhos, móveis e entulhos de construção.

A intenção é que em todas as residências aconteça um trabalho de eliminação de resíduos que sirvam de criadouro para o mosquito, diminuindo risco de proliferação do Aedes aegypti, que além da Dengue é responsável pela transmissão da Zika Vírus e da Febre Chikungunya.

O mosquito se reproduz rapidamente, podendo infectar um elevado número de pessoas, fazendo com que ocorra uma epidemia ou até a ocorrência de mortes. Isso ocorre em condições favoráveis, como por exemplo, nos meses que antecedem o verão. Nesse sentido, é fundamental que a população tenha consciência de que uma das medidas primordiais consiste em evitar a água parada que permite a proliferação de focos ou criadouros do mosquito.

O trabalho de visitas domiciliar e orientação da população é feito durante todo o ano, mas neste período é reforçada a importância do papel de cada cidadão na luta contra o mosquito.

A ação vem ao encontro com a Mobilização Nacional Integrada para Combate ao Aedes e o Dia D de Combate ao Mosquito, no dia 30, em todo país.

 

MUTIRÃO 2018 - CRONOGRAMA DE COLETA

 

NOVEMBRO

QUARTA-FEIRA (28) - Socomin, Siqueira, Área 4 e Área 10

QUINTA-FEIRA (29) - Alto das Oliveiras, Jardim União e Monte Carlo

SEXTA-FEIRA (30) - São Roque, Jardim Kroll, BNH e Jardim Bonavila

 

DEZEMBRO

SEGUNDA-FEIRA (3) - Cem Casas, Vila Castro, Centro e região Conjunto Tibagi

TERÇA-FEIRA (4) - São Francisco, Conjunto São Francisco, Jardim Brasília, São Félix, São Rafael, Rio Alegre, Recanto Feliz e Jardim Europa,

QUARTA-FEIRA (5) - Santa Rita, São Luiz, Vila São Jorge, Vila São José e Praça dos Pinheiros

QUINTA-FEIRA (6) - Macopa, Ana Mary e Marinha

SEXTA-FEIRA (7) - Vila Monte Belo, Bela Vista e Jardim Margarida

SEGUNDA-FEIRA (10) - Centro, região próximo ao SENAI e Delegacia e Bom Jesus

TERÇA-FEIRA (11) - Vila Rural e Triângulo.