ONLINE
9




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Ações contra a dengue na Área 06
Ações contra a dengue na Área 06

Iniciativa foi da Saúde

FONTE: PMTB

2024-02-23 às 08:58:22) A Secretária Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta quinta-feira (22) a ação estratégica contra a dengue no setor da UBS da Área 06. A decisão aconteceu na tarde de quarta-feira (21), após uma reunião com a equipe da UBS Área 6, reunindo os Agentes Comunitários de Saúde - ACS e Agentes de Combates à Endemia – ACE para realizar ações de combate à dengue. A Defesa Civil também auxiliará nos trabalhos.

Neste encontro ficou acertada uma ação estratégica a ser realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, das 08 às 17 horas, nas ruas identificadas com o maior número de casos suspeitos de dengue nos últimos dias, que estão no território abrangente da UBS Área 06, com o objetivo de reduzir casos suspeitos e/ou confirmados e sensibilização da população local.

A ação na Área 06 foi definida após amostragem no “mapa de calor”, que aponta o bairro como um dos locais mais críticos na questão dengue. Atualmente o bairro tem dois casos confirmados e 19 em investigação.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da dengue, o nº 13, no município existem 482 notificações, sendo 44 confirmados, 90 em investigação.

As ações estão no Plano de Contingência para Situações de Epidemia de Dengue em Telêmaco Borba que tem como objetivo fortalecer as ações de combate ao vetor mantendo o índice de infestação predial a níveis incompatíveis com a transmissão. Também estabelecer fluxo adequado de atendimento para atendimento para pacientes suspeitos ou confirmados de Dengue e Intensificar as ações de comunicação e mobilização social para controle de epidemia.

As ações visam fomentar mudanças de comportamento da população, responsabilizando-a pela adoção de medidas preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, que pode levar as pessoas a óbito.