ONLINE
29




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

swd

S 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

X


Acitel une-se ŕ Reunida em prol dos autistas
Acitel une-se ŕ Reunida em prol dos autistas

Objetivo é a implantação do Cordão do Girassol

FONTE: ACITEL

2021-05-12 às 10:00:37) ACITEL e REUNIDA dão início ao projeto de implantação do Cordão do Girassol no Comércio de Telêmaco Borba para atendimento preferencial de pessoas autistas.

No dia 30/04, ocorreu a 1ª reunião para dar início ao projeto de implantação do Cordão do Girassol no Comércio de Telêmaco Borba.

Estiveram presentes o Sr. Ardson, Secretário Executivo da ACITEL (Associação Comercial Empresarial de Telêmaco Borba) e as Conselheiras Municipais da REUNIDA (Rede Unificada Nacional e Internacional pelos direitos dos Autistas) representadas pelas Sras. Ariane Guralh, Ida Mara Malinowski e Priscila Biancon.

O Cordão do Girassol tem como principal objetivo auxiliar a identificação de pessoas com deficiências ocultas (como no caso do autismo) em estabelecimentos nos quais a circulação de pessoas, a demora em filas e os barulhos são fatores altamente propensos a desencadear crises sensoriais e/ou emocionais em pessoas dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista) as quais possuem dificuldade para interação social, comunicação (verbal e não verbal) e comportamentos restritivos e destemperos emocionais.

No meio desse caos, uma pessoa com autismo pode vir a ter uma crise a qualquer momento. Então, para evitar que isso aconteça, no ano de 2016, em Londres, foi criado o Cordão Girassol, a fim de identificar e priorizar a assistência a essas pessoas

para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiências imperceptíveis a primeira vista.

Embora algumas pessoas desconheçam, o atendimento preferencial a autistas é um direito previsto por 2 leis, a primeira 10.048/2000 a qual prevê o atendimento prioritário a pessoas com deficiência, lactantes, gestantes, crianças de colo e idosos e a 2ª lei 12.764/2012, a qual estabelece que o autismo, assim como outras imperfeições físicas é considerado uma deficiência também, só que neurológica, o que assegura-lhes os mesmos direitos das pessoas portadoras de deficiências físicas.

Portanto, quando uma pessoa com o Cordão Girassol é identificada, as equipes de atendimento de aeroportos, estações, supermercados e outros tipos de estabelecimentos devem priorizar a assistência a esse cliente e seus acompanhantes.

 

JUNTE-SE TAMBÉM À ACITEL! CONHEÇA OS BENEFÍCIOS À SUA EMPRESA!

--

D