ONLINE
248




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


ACITEL: TOMAZ ANTUNES NO OBEREKANDO
ACITEL: TOMAZ ANTUNES NO OBEREKANDO

Ele preside da Junta Governativa. Eleições em breve

se

2023-07-07 às 21:19:52) O Oberekando falou ontem, com o empresário Tomaz Antunes Neto, que está presidindo a Junta Governativa da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, a Acitel. Além de comentar sobre a Junta, outros tópicos, como a relevância histórica da Instituição para o desenvolvimento da cidade, as iniciativas, o trabalho de todos os presidentes, cada um, deixando legado, e a relação com as autoridades administrativas municipais, além claro, dos empresários e associados, que são a razão de ser da Acitel.

 

JUNTA GOVERNATIVA

“Nós estamos num processo de uma junta governamentativa aqui dentro da Acitel. Eu já fui presidente no passado. Eu estava até afastado. Dentro da Acitel a gente foi, e é forte, porque o empresariado é o quarto poder”, quando falado à ele da consideração deste Site à todas as associações comerciais, dentro de uma cidade. “A Acitel é um órgão dentro do município, de suma importância, que precisa dar o espaço que ela tem, junto das autoridades municipais”.

Ele explicou o porquê da Junta Governativa: “Nós tivemos o processo eleitoral, e foi recente. Nós estamos há dois, três meses aqui na Acitel. Então foi aberto um processo eleitoral, e todo processo certinho. Só que as chapas, têm umas exigências dentro de nosso estatuto, que elas têm que ser cumpridas na risca. E nós tivemos duas chapas que estavam concorrendo. Uma era o Randy Speltz, e a outra era da Thati Lima. O Randy que é da (Livraria) Preciosas Promessas, e a Thaty que tem o salão de beleza na Henrique Dias. Dentro destas chapas, a Thaty, ela tinha 22 pessoas, e 21 pessoas em termos de todos os documentos, com todas as certidões, tudo certinho, e a outra chapa, que foi liderada pelo Randy, ela teve 10 ou 11 processos (*documentações) que não foram concluídos. Então, pela Junta, foi concluído que nenhuma das chapas poderiam concorrer, porque não estavam completas, conforme prevê o nosso estatuto, e foi seguido à risca, e nós temos um outro processo agora, que vai ser seguido à risca, do mesmo jeito”.

O fato Antunes estar à frente da Junta se dá, por ele ter ocupado por maior tempo, a presidência da Acitel, em seus mandatos (1993 – 2004, e 2009 – 2010). Agora, segundo ele, se retomará o processo de formatação eleitoral, aonde serão chamados os três presidentes anteriores, que seriam Sônia Ribeiro, Marcelo Diniz e Adriano Degaspari, pois também, os três estão na ativa na Acitel, e são comerciantes na ativa, além do entrevistado. Deles é que sairá a comissão que presidirá o processo eleitoral. Se então, não existir interesse, pois deverão ser três membros, serão escolhidos entre os demais associados a composição. Depois da comissão formada, estima Tomaz, que serão 60 dias para que haja a eleição da presidência da Acitel, com sua respectiva diretoria. “Até que eles brincam: se no meio político eles tivessem tantas exigências quanto é para a Acitel (para se candidatar à presidência) as coisas estariam bem melhores”.

É intenção dele, reunir os componentes das duas chapas, para que haja uma mescla, e que, ao invés de disputa, possa sim, existir a união por uma causa maior, em torno de uma chapa: “Essa é minha intenção. Não sei se vou conseguir”.

 

O LEGADO

Ele fez questão de comentar sobre os presidentes anteriores da Acitel, e que cada um deixou sua marca. Ricardo Arcanjo e Joalmir Pucci, por exemplo. Joalmir deu início ao sistema de promoções, com sorteios na Associação. Adriano, com as melhorias no prédio, entre outros. Arcanjo, a Zona Azul. Sônia fez também a sua parte! (CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE PRESIDENTES)

Da sua história na Acitel, disse que foi presidente tampão, pois era presidente, José Araújo da Silva, o titular, que pediu para se afastar, e após isso, ele encabeçou a chapa, sendo o próximo eleito. “Dentro disso, a gente teve grandes serviços prestados pela comunidade. Eu destaco o Sicoob. O Sicoob já existia lá em Maringá, mas nós fomos à Maringá, copiamos o modelo que existia lá. Trouxemos as pessoas de Maringá para fazer palestras aqui”. Outra realização foi a formação do Conselho de Segurança, aonde ele destaca o apoio de Joalmir e Ricardo. A formação da Zona Azul, também teve a Acitel. A verba de entrada da Zona Azul, possibilitou uma série de iniciativas, como na época, a aquisição da sede do Conselho de Segurança (Conseg).

Outros temas se seguiram, como, perguntado pelo Site, o porquê as lojas de atuação nacional ou estadual, aqui em Telêmaco, não aderirem como associadas da Acitel, mesmo que tenham que responder a critérios de suas centrais, aonde deveria ter algo que as fizessem entender, - as que aqui estão – que Telêmaco que traz progresso também à elas.

 

PARCERIA INSTITUCIONAL COM OS PODERES CONSTITUÍDOS

A parceria, com urbanidade, institucional, e jamais político-partidária da Associação com os poderes Executivo e Legislativo; e claro, com o Judiciário, quando demandado, e sua importância, é outro fator positivo, e foi citado.

Neste viés, Tomaz informou que semana retrasada ele esteve, por solicitação da reunião, pela Associação, com a Prefeitura, que contou com os secretários Weliton Franco, da Indústria e Comércio; Luís Fernando de Matos, secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente; Jorge Luiz Vella Junior, chefe da Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (DMSPT/TBTRAN); e o engenheiro de projetos da Prefeitura, para discutirem o projeto da Avenida Horácio Klabin, “e para a gente discutir sobre esses buracos da avenida. Pessoas caindo, e as pessoas não tem mais interesse em vir para a Avenida Horácio Klabin, e precisamos fazer com que elas retornem”.

De acordo com Tomaz, foi lhe passado que as obras na Avenida se iniciarão em janeiro, e que ele, ponderou se por ser um ano político, isso não poderia significar pouco tempo para tal empreitada. “Fernando garantiu que vai ser feito por pessoas especializadas. A Copel vai ter participação fundamental, pois vão retirar os postes”. A fiação (cablagem) será subterrânea e outro problema que ele vê, é o custo para levar para dentro do estabelecimento, a energia, que será arcado pelo proprietário. Quanto aos atuais problemas na pavimentação, o presidente disse ter visto funcionários da Prefeitura começarem a marcar as debilidades, o que pode ser que haja rápida resolução. Ele elogiou também o trabalho via Prefeitura e DMSPT, quanto ao monitoramento por câmeras e de forma especial, na Horácio, e que de forma piloto está sendo por quadras. É interesse dele que a Acitel entre na parceria de custeio, para até evitar que em mudanças de administração, se abandone tal trabalho. Fez questão ele também, de lembrar que jamais existe conflito entre as empresas de segurança privada, neste sentido, e sim, acabarão por serem beneficiadas, por terem maiores recursos técnicos quando necessitarem de ver situações, no caso de alguma ocorrência havida.

Por fim, ele elogiou os clientes, proprietários de estabelecimentos, e acima de tudo, a população de Telêmaco, que é cliente assídua e prestigia o comércio local. Exaltou as promoções e a adesão do empresariado, e parabenizou, inclusive, aos mais recentes ganhadores, da Campanha Dia do Namorados, da Acitel

Ao empresário que ainda não aderiu à Associação, ele fez o convite, e lembrou que basta entrar em contato, pelo telefone-whats (42) 9905-0198, que o setor comercial lá estará, para uma visita. Flávia Alves é responsável por esta área.

sd

--

CONFIRA A FORMAÇÃO DA JUNTA GOVERNATIVA

PRESIDENTE

Tomaz Antunes Neto.

SECRETÁRIO

Iraja Noboru Santos Komatsu.

TESOUREIRO

Fernando Morelli.

CONSELHO FISCAL

Luis Gustavo Ribas Gimenes.

Flávia Antunes de Medeiros.