Este suprirá com energia elétrica, a fábrica da Klabin Ortigueira, e mais 250 mil residências
FONTE: KLABIN
2021-12-21 às 09:21:00) Mais um Turbogerador entrou em operação na Unidade Puma da Klabin, em Ortigueira/PR, esta semana. O equipamento (TG3) está integrado aos outros dois turbogeradores em funcionamento na fábrica, que juntos passam a produzir energia elétrica para suprir a demanda de eletricidade da produção fabril – duas máquinas de celulose, uma de papel Kraftliner e a futura máquina de papel-cartão (MP28). O excedente da geração será transmitido para o Sistema Interligado Nacional, que operacionaliza a energia elétrica do país. A previsão é disponibilizar 90 MW por hora ao SIN, quantidade suficiente para abastecer cerca de 250 mil residências.
Os três turbogeradores transformam a energia térmica gerada nas Caldeiras de Força e de Recuperação da fábrica, a partir da combustão de outros constituintes de madeira que não as fibras de celulose, em eletricidade. Com esse novo turbogerador em funcionamento, a Klabin contribui ainda mais para a produção de energia elétrica limpa e sustentável, principalmente neste momento em que o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas é considerado baixo por causa da crise hídrica, mesmo depois das últimas chuvas. Além disso, a companhia tem o compromisso de reduzir a participação de combustíveis fósseis para garantir uma matriz energética: no mínimo, 92% renovável até 2030.
O gerente do projeto do TG3, Marcos Sabedotti Breda, disse que o primeiro passo foi a realização de estudos pré-operacionais para a aprovação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “A nossa equipe desenvolveu o projeto dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ONS para conseguir o parecer de acesso e, assim, ter a liberação para conectar o TG3 ao sistema elétrico. Com isso aprovado, e o TG3 instalado, tivemos a liberação da Aneel para a entrada da operação em teste. O próximo passo foi realizar o sincronismo com o sistema elétrico de transmissão. Só depois da aprovação dessa fase pela Aneel e ONS, passamos a exportar a energia”, explicou Breda.
A geração da própria energia elétrica representa ganho em sustentabilidade, já que a produção ocorre a partir da combustão de produtos renováveis, já utilizados no processo de produção de celulose e papel. “É uma prática sustentável porque nos permite reaproveitar os resíduos dos processos. Eles se tornam fontes de combustível que, ao serem processados nas nossas caldeiras, geram calor para a produção de vapor de alta pressão. No TG, ocorre a transformação deste vapor em geração de energia elétrica”, explica Júlio Nogueira, gerente corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.
De acordo com o diretor de Tecnologia Industrial, Inovação e Sustentabilidade, Francisco Razzolini, a Unidade Puma foi projetada para contemplar os diversos aspectos que compõem a sustentabilidade, incluindo práticas inovadoras e equipamentos de ponta que conferem máxima eficiência energética à fábrica. “Entre os benefícios da adoção das tecnologias de ponta estão a ampliação da nossa matriz energética de fonte renovável e a redução das emissões de gases de efeito estufa. São ações cruciais para o combate às mudanças climáticas, tema de enorme relevância e que temos como premissa para este projeto e para os investimentos futuros da Companhia. As iniciativas são parte de um plano estratégico para o alcance de metas e compromissos ambiciosos assumidos pela Klabin”, completou Razzolini.
SOBRE A KLABIN
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.
A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
LEIA TAMBÉM:
MINUTO KLABIN DE FINAL DE ANO, 2021
PRÊMIO: KLABIN REDUZ EMISSÕES DE CO2. Performance da companhia é reconhecida
RPPNS SÃO TEMA NO MINUTO KLABIN
PROGRAMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA KLABIN, NO MINUTO KLABIN
CONFIRA NA ÍNTEGRA, A LIVE "ESCOLA QUE ACOLHE: CURRÍCULO QUE HUMANIZA | KLABIN SEMEANDO EDUCAÇÃO
MINUTO KLABIN TERMINAL FERROVIÁRIO DE CONTÊINERES
Klabin lança cursos técnicos gratuitos. Ofertas são Eletromecânica e Celulose & Papel, no Paraná
KLABIN: Iniciadas as operações em Terminal Ferroviário de Contêineres no PR
KLABIN DÁ PARTIDA NO PROJETO PUMA II COM O INÍCIO DE PRODUÇÃO NA MÁQUINA DE PAPEL 27, EM ORTIGUEIRA
Live Klabin Semeando Educação foi sucesso. Mais de 2.500 pessoas na homenagem ao Dia dos Professores
Klabin e vencedores do 1° Concurso Boas Práticas. Iniciativa do Programa Klabin Semeando Educação
MINUTO KLABIN: ANIVERSÁRIO DE 122 ANOS!
KLABIN DOA MAIS 9 RESPIRADORES COM MONITORES. Beneficiadas são as cidades dos Campos Gerais