A segunda edição do evento será na sexta (18)
FONTE: PMTB
2022-03-16 às 09:44:44) “Após Curitiba e Ponta Grossa, a Cia do Abração segue com apresentações virtuais gratuitas no interior no Paraná com a peça ´O Mágico de Oss` e chega no dia 18 de março (sexta-feira) em Telêmaco Borba.
A temporada 2022 do projeto cultural que promove o diálogo entre teatro, música e contos de fadas percorre doze cidades do Estado com 14 apresentações gratuitas em versão online para toda a família”.
A alegria e o sorriso do teatro estão chegando a 12 cidades do Paraná, com 14 apresentações de 4 espetáculos voltados para as crianças. Pensando numa solução criativa para promover o entretenimento para toda a família, a Cia. do Abração, através da Céu Vermelho Produções Artísticas, realiza o projeto ABRAÇANDO O PARANÁ II EDIÇÃO em versão online com formato diferenciado, já que promove o diálogo entre teatro, música e contos de fadas. Aprovado pela Lei Federal de Incentivo e patrocinado pelas empresas COPEL e FAURECIA, a temporada 2022 do projeto começou em fevereiro e encerra neste mês.
Após passar por Curitiba e Ponta Grossa, o projeto dá continuidade com apresentações virtuais gratuitas do espetáculo O Mágico de Oss, da Cia do Abração, para dez cidades do interior do Paraná. Na sexta, dia 18 de março, será a vez de Telêmaco Borba receber a montagem com transmissão ao vivo a partir das 14horas.
Antes de Telêmaco Borba, a montagem já passou por Palmeira, Sengés, Faxinal e Imbaú, e depois segue para Piraí do Sul (21/03), Carambeí (22/03), Tibagi (23/03), Castro (24/03) e Jaguariaíva (25/03). Nas praças, além do espetáculo também haverá debates para nova formação de plateia. Além disso, o público poderá interagir, via chat, com os atores, que responderão ao vivo.
O público poderá acompanhar os espetáculos ao vivo e gratuitamente através do canal do Youtube da Cia do Abração e do blog do projeto Abraçando O Paraná
( https://abracandooparana.blogspot.com/), e também através do portal das prefeituras locais.
A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta que o objetivo principal é fomentar o teatro para crianças no Estado do Paraná, através da circulação de espetáculos, com o intuito de ampliar o intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias, além de debates com público e artistas locais sobre este assunto, visando à formação de novas plateias.
“Além disto, o Abraçando o Paraná almeja articular uma organização representativa deste segmento da produção teatral no Estado e enriquecer a articulação de pensamento e produção cultural, através do teatro”, disse a diretora.
A Céu Vermelho, proponente deste projeto, quer também valorizar os 21 anos de experiência dedicados à pesquisa e produção de espetáculos dirigidos à criança da Cia. do Abração, que lança em sua arte um novo olhar sobre a criança e o compartilhando com o público e artistas paranaenses. “Sentimos a necessidade de pilotar esta iniciativa, propondo este espaço de troca, mantendo uma pesquisa contínua sobre o assunto, criando um panorama da arte paranaense dirigida à criança e, também, atuando na formação de novas plateias, que estejam capacitadas a desenvolver discernimento e critérios avaliativos em relação à obra teatral”, finaliza a diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães.
Mais sobre O MÁGICO DE OSS da CIA DO ABRAÇÃO
A releitura do clássico "O Mágico de Oz", para ressaltar temas como a construção da identidade e o caminho a se trilhar em busca da sabedoria e de reconhecimento das ações para a valorização de virtudes humanas.
Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido.
Na jornada psicodélica de Doroti, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos se unem para encontrar o único que poderá dar-lhes o que cada um necessita: o poderoso Mágico de OSS, o único capaz de dar um cérebro, um coração, coragem e o caminho de volta para casa. Porém, em nossa história, toda esta viagem, todos estes encontros, tudo foi apenas projeção do subconsciente de Doroti que, com a viagem, transcendeu suas fraquezas e conquistou virtudes.