O novo Canal, em parceria com Ariane Guralh e planos
2025-02-28 às 18:24:10) Na terça-feira, o diálogo foi com a professora Fábia Cristina Moreira, que está à frente do TB Express, um novo canal de notícias de Telêmaco Borba. Nesta iniciativa, ela conta com a parceria da também professora e comunicadora, Ariane Guralh, do TB Pod Poodcast.
A conversa, quase que inevitavelmente pelo lastimoso fato que foi, teve início com o ocorrido no Tribuna, que ela teve um editor chefe, que abandonou tudo, e trouxe danos, pois havia um investimento feito, planos, e uma credibilidade posta à prova! Felizmente, todos conhecem a índole dela, mas enfim, vida que segue!
“A Tribuna foi um sonho, a gente começou, daí deu um desvio de retas, aí eu falei... não tem problema, e aí a gente vai agora, com o TB Express! A gente começa agora, com publicações online, primeiramente, e à medida que as coisas vão se encaixando. A gente tem mais experiência agora, e eu estou entrando no curso de Jornalismo. Daí a gente vai se aprimorando, aparando as arestas, e vamos fazer com que este sonho se transforme em realidade em nossa cidade”.
A professora tem 35 anos de trabalho, em Matemática, e faltam dois anos para o mesmo, em Física, e uma de suas preocupações era o que fazer quando se aposentar, e como gosta muito do ramo da comunicação, optou por ele: “Eu sempre falo que a maior frustração da gente, não é o dinheiro que a gente perde, e sim, a expectativa!”, referindo-se também, ao episódio em que até as chaves do local em que era a Tribuna, havia sido levada!
Ela citou o trilhar ao lado de Ariane Guralh: “Eu e Ariane sempre trabalhamos juntas. A gente está numa caminhada muito longa já. Trabalhamos no Senai/Sesi, fizemos muitos projetos juntas, e fomos até premiadas já, no projeto pilhas e baterias quando estivemos em São Paulo”. Ela já iria estar com o Tribuna!
Fábia também lecionou no CEBEJA, e foi comentado que esplêndida é a dedicação, também dos professores que atuam com esses alunos, por vários aspectos da vida ali encontrados, pelo esforço dos discentes, que têm jornadas múltiplas e muitos deles, se aprimorando visando melhorias profissionais, e, para estarem também, ao lado de seus filhos no quesito aprendizagem!
De, Telêmaco, o aniversário de 61 anos, foi pedido a ela que dissesse das expectativas, do futuro, e sobre o presente: “Eu gosto muito de minha cidade. Eu nasci aqui, me criei aqui, e formei aqui, constitui minha família aqui, tive meus filhos – a Mariana e o Pedro -, os dois se formaram, e moram em Curitiba agora. Os dois são engenheiros!”. Eles já a convidaram para ir também residir na Capital do Estado, mas... “Eu gosto daqui, e vejo que temos que avançar muito ainda!”.
Ela vê que Telêmaco precisa de avanços na área de lazer e de Educação, e com este segundo item, impulsionar a mão-de-obra especializada.
Foi tido um bom diálogo quanto à política partidária. Ela foi enfática de que as brigas, no sentido de reivindicação, sejam por ideias e jamais, com pessoas.
A professora é presidente para Telêmaco, do Grupo Moradias Popular, que pleiteia e discute conjunto de políticas e iniciativas que visam proporcionar habitação acessível a famílias de baixa renda. No dia 10 de março virá uma equipe de Curitiba, à Telêmaco, do Ministério das Cidades, e da União Estadual e Nacional de Moradias Populares, aonde haverá uma reunião com a prefeita Rita Mara Araújo, de onde devem surgir tratativas para construção de casas populares.
O bate-papo foi encerrado com Fábia convidando a todos a acessar a página, TB.express@oficial nas redes sociais, e agradeceu a todos, que especialmente, na época do ocorrido com a Tribuna, foram a ela solidários!
--