ONLINE
14




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

D

ds

 


A POPULAÇÃO DE TB GANHA O CRAM FERNANDA CARVALHO

Cerimônia de inauguração teve a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris

FONTES: TEXTO(PMTB) / FOTOS E VÍDEOS: OBEREKANDO

30/10/26 às 19:41:16) Em clima de muita emoção, a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, inaugurou na tarde de sexta-feira (30), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que homenageia a saudosa Fernanda Carvalho, vítima de feminicídio em 2009.

O CRAM é um espaço especializado para acolher e acompanhar mulheres em situação de violência. Diante dos altos índices de violência contra a mulher, a implantação deste serviço representa um grande avanço na garantia de direitos e na proteção integral de mulheres vítimas de violência, oferecendo suporte e acolhimento e contribuindo para sua autonomia.

O serviço contará também com a equipe Maria da Penha, especializada da Guarda Municipal, que já desenvolve um trabalho atuante no combate à violência doméstica no município há mais de um ano e que agora, passa a ter sua base exclusiva dentro do equipamento, afim de qualificar ainda mais o atendimento e a fiscalização das medidas protetivas de urgência.

A concretização deste projeto demonstra o compromisso da Administração Municipal com o enfrentamento à violência de gênero. Mais do que apenas um equipamento, o serviço representa uma resposta concreta do poder público municipal, fortalecendo ainda mais rede de proteção e ampliando as possibilidades de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência atendidas pelas nossas equipes.

 

HOMENAGEADA

Fernanda Kelly Carvalho, filha de Emanuel e Alcina, mãe de Maria Isabela, cidadã de Telêmaco Borba e ex-servidora pública municipal, onde atuou como auxiliar de enfermagem no período de 12 de abril de 2006 a 26 de maio de 2009.

Sua trajetória foi interrompida de forma trágica e prematura em 2009, quando foi vítima de feminicídio cometido por seu ex-companheiro. O CRAM é uma forma de homenagear sua memória e reafirmar a importância de preservar sua história, lembrando que vidas como a de Fernanda não podem ser esquecidas

Que a memória de Fernanda ajude a transformar dor em consciência, saudade em força e memória em esperança, que seja um alerta para que outras mulheres possam continuar vivendo suas próprias histórias. Que nenhuma ameaça seja tratada como algo pequeno, que nenhum sinal de violência seja ignorado, que nenhuma mulher precise silenciar sua dor por medo. Que familiares, amigos e toda a comunidade saibam ouvir, acolher e estender a mão quando uma mulher pedir ajuda.

 

PRONUNCIAMENTOS 

Durante a cerimônia de inauguração foi transmitido um vídeo em homenagem à Fernanda, com falas dos seus familiares. O gesto foi uma forma de reconhecer sua trajetória e prestar uma homenagem especial à sua memória.

A prefeita, Rita Araújo, explicou que o CRAM é mais um passo no fortalecimento das políticas publicas em favor das mulheres na cidade. Também destacou que Telêmaco Borba é a 24ª cidade a receber um Centro de Atendimento à Mulher, entre as 399 cidades do estado. “Nós precisamos de mais paridade de políticas públicas para que tenhamos equipamentos como este em mais cidades do nosso estado e pessoas que trabalhem em políticas para mulher de forma ininterrupta”, afirmou.

Rita também agradeceu à família da Fernanda por permitir que sua filha desse o nome ao CRAM. “Queremos que seja um lugar de fala, de acolhida, de segurança, que não sejam julgadas, como se houvesse uma justificativa para um ato de violência. Devemos trabalhar sempre para usarmos a roupa que quisermos, andar por onde quisermos e sermos sempre respeitadas”, destacou, acrescentando que a sua maior conquista na vida é ter filhos que respeitam as mulheres.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, parabenizou a prefeita Rita e sua equipe pelo CRAM e relembrou as conquistas que o Governo Estadual vem conseguindo em sua pasta. “Que o nome da Fernanda seja lembrado como alguém que trouxe esperança para as mulheres da cidade. E para enfrentar a política estamos trabalhando de maneira multifatorial, integrando várias políticas públicas, pois uma mudança de cultura envolve educação, trabalho, assistência social, com iniciativa de mudar. Com a criação da nossa secretaria colocamos a mulher na centralidade do orçamento público, que resultou no CRAM”, explicou.

O vice-prefeito e radialista, Jefferson Abreu, relembrou que atuando como repórter, a mãe de Fernanda soube do feminicídio da filha através do programa dele. Também destacou a importância do equipamento público. “Mulher deve ser tratada com respeito e esse lugar é para que sejam tratadas com acolhimento e carinho. Parabéns à Administração Pública por tornar esse espaço uma realidade”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal, Siderlei Siqueira, também parabenizou a gestão pelo Centro de Referência. “Seria bom que a gente não precisasse de um espaço como esse, mas enquanto existir homens covardes, que agridem as mulheres, é muito importante que tenhamos um lugar como esse. São coisas que a gente não queria que acontecessem, mas se acontecem, que bom que temos o CRAM”, destacou.

A secretaria municipal de Assistência Social, Bruna Javorski, destacou que o dia era muito especial para as mulheres de Telêmaco Borba. “A inauguração do CRAM representa um compromisso no combate à violência doméstica. Romper o ciclo não é um processo simples, necessita de coragem e uma rede de proteção integrada e articulada no combate à violência”, discursou.

A responsável pela Patrulha Maria da Penha, guarda municipal Jeniffer Barbosa, destacou que o CRAM é mais que um espaço, ele representa esperança e oportunidade de recomeçar. “Como coordenadora da Patrulha Maria da Penha acompanho de perto a realidade das mulheres que sofrem violência e precisam de apoio, orientação e alguém que acolha sem julgamento. Por isso, a chegada do CRAM é muito importante, servindo como espaço de escuta, e apoio para que as mulheres conheçam os seus direitos”, finalizou.

--

LEIA TAMBÉM:

CAMINHADA DO MEIO DIA ABRIU O AGOSTO LILÁS: Em Telêmaco, também referência à 22 de julho, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

Blitz educativa pelo Agosto Lilás: Realização foi da Guarda Municipal e Conselho da Mulher